Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA QUE VIVENCIAM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UECE-FECLI

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA, DIFICULDADES, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ATUALMENTE, VIVENCIAMOS UM CENÁRIO DE PANDEMIA OCASIONADO PELA COVID-19, A PARTIR DESSA DATA FOI UTILIZADO UM NOVO FORMATO PARA AS AULAS, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO TEM COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR COMO ESTÁ ACONTECENDO A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE IGUATU, CEARÁ, CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COMPARTILHADO PELO GOOGLE FORMS PARA OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. COM OS RESULTADOS PERCEBEMOS QUE HOUVE BARREIRAS PARA EFETIVAR A INCLUSÃO DESSES ALUNOS DURANTE ESSE PERÍODO E QUE ALGUMAS DELAS SÃO: ACESSO À INTERNET DE QUALIDADE, ADAPTAÇÃO DOS ESTUDANTES AO NOVO MODELO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, ALÉM DISSO, NÃO FORAM OFERECIDAS NOVAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AOS ESTUDANTES. DESSE MODO, PODEMOS CONCLUIR QUE PARA QUE ACONTEÇA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR É NECESSÁRIO BUSCAR NÃO APENAS O INGRESSO, MAS TAMBÉM GARANTIR A PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE.

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