DURANTE OS ANOS OS CONTEÚDOS E CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FORAM MUDANDO, E COM ELAS ACRESCENTADOS NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DA SALA DE AULA, PORÉM UMA DELAS QUE AINDA PERSISTE NAS SALAS DE AULA E A INFANTILIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ACONTECE NO ÂMBITO ESCOLAR DO ALUNO. DESTE MODO AS ATIVIDADES NÃO ESTÃO DE ACORDO COM AS VIVÊNCIAS DO ALUNO NA EJA, O QUE RETRATA UMA ATIVIDADE PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ESTÁ APRENDENDO, E OS PROFESSORES SE RETRATA AOS ALUNOS DE MESMA FORMA COMO TRATA AS CRIANÇAS. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DA EJA, TODOS OS OBJETIVOS PROPOSTOS FORAM ALCANÇADOS. OS ARTIGOS UTILIZADOS PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO FORAM DEFINIDOS COM DATAS ENTRE 1961 E 2019. CONCLUI-SE QUE O MELHOR CAMINHO É BUSCAR A SUPERAÇÃO DESTA PRATICA E TER O RECONHECIMENTO MAIOR DESTA MODALIDADE, E COLOCAR EM PRÁTICA A LUDICIDADE VOLTADA PARA OS ADULTOS, SOBRETUDO, QUE A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE ESTEJA ATUALIZADA NA DIDÁTICA E METODOLOGIA TANTO DOS PROFESSORES, COORDENADORES E DIRETORES DA EJA.