ESTE TRABALHO FOI UMA INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA QUE TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS PUBLICAÇÕES DAS EDIÇÕES DE 2011 A 2019 DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, QUE FAZEM REFERÊNCIA AS PERSPECTIVAS DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FORAM UTILIZADOS ELEMENTOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, TENDO COMO REFERÊNCIA AS PROPOSTAS DE BARDIN (2016). OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE AS ABORDAGENS DA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO ESTÃO FOCADAS EM PROPOSTAS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS. FOI OBSERVADO QUE TRABALHOS QUE PROMOVEM A PREPARAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A ABORDAGEM DA TEMÁTICA AINDA SÃO ESCASSOS NESSE CONTEXTO PESQUISADO. CONCLUÍMOS QUE É PRECISO FOMENTAR AS DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REALIZADAS COM BASE NA TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO, PARA QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SEJAM REALIZADAS DE FORMA MAIS CONSCIENTE E ATUAL.