O ESTUDO INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO QR CODE E GALLERY WALK” TÊM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO QR CODE E GALLERY WALK PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENTRE OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. OBSERVA-SE QUE A TECNOLOGIA É INDISPENSÁVEL NA ATUALIDADE, POIS É COMUM VER O USO FREQUENTE DA TECNOLOGIA, PRINCIPALMENTE ENTRE OS MAIS JOVENS. NESSE ÂMBITO, O APLICATIVO QR CODE E GALLERY WALK PODEM SER ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO AOS ESTUDANTES, ENCORAJANDO-OS A PARTICIPAR E PARTILHAR IDEIAS, DESENVOLVENDO UM TRABALHO COLETIVO. PARA ISSO, BUSCAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA METODOLOGIAS ATIVAS VOLTADAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, TRABALHO COLETIVO E SENSO CRÍTICO-REFLEXIVO, POIS POSSIBILITA O EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DISCENTE ATRAVÉS DA TROCA. ALÉM DE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA.