O CONTEÚDO DESTE ARTIGO COMPÕE UMA TESE DE DOUTORAMENTO, AINDA EM CONSTRUÇÃO, QUE SE DEBRUÇA SOBRE ASPECTOS FORMATIVOS ENGENDRADOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP. A DISCUSSÃO AQUI EMPREENDIDA PARTE DO CONCEITO DE FORMAÇÃO TAL COMO POSTULADO POR THEODOR W. ADORNO PARA EXAMINAR AS RELAÇÕES ENTRE A TECNOLOGIA E OS REFERENCIAIS LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR JOSEENSE. O MÉTODO ANALÍTICO BASEIA-SE EM ESCRITOS DE AUTORES DA TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, AMPARANDO-SE ESPECIALMENTE NA DIALÉTICA NEGATIVA ADORNIANA. AS ANÁLISES PRELIMINARES APONTAM PARA A REITERAÇÃO DE UM IDEAL EDUCACIONAL ADAPTATIVO MEDIADO POR DISCURSOS, DISPOSITIVOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE APELO TECNOLÓGICO QUE PARECE NÃO CONSIDERAR, ENTRETANTO, O DEBATE CRÍTICO SOBRE AS BASES, AS INTENÇÕES E OS RESULTADOS DA TECNOLOGIA GERADA NO ATUAL MODELO DE SOCIEDADE.