O PRESENTE ESTUDO TEM POR FINALIDADE COMPREENDER COMO A EDUCAÇÃO, NOTORIAMENTE O CORPO DOCENTE, VEM LIDANDO COM AS DIFICULDADES DO MOMENTO VIVENCIADO, PROVOCADAS PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E COMO ELA TEM SIDO ENFRENTADA. É EVIDENTE QUE OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS PRECISARAM SE ADAPTAR À REALIDADE GERADA PELA PANDEMIA. NO ENTANTO, DOCENTES E DISCENTES VÊM ENFRENTANDO PROBLEMÁTICAS NESSE NOVO CONTEXTO. ASSIM, O ARTIGO É UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE COMO O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL VEM SENDO DESENVOLVIDO ATUALMENTE. NO PRIMEIRO MOMENTO, O ENSAIO BUSCA DISCUTIR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ACORDO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, PRINCIPALMENTE O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DO ENSINO, AO INTERVIR NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DOS ESTUDANTES. DANDO CONTINUIDADE, A PRODUÇÃO EXIBE AS PROBLEMÁTICAS ENFRENTADAS POR PARTE DOS DOCENTES NA REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO, PARA CONTINUIDADE DAS SUAS ATIVIDADES, BEM COMO NO USO DE NOVAS METODOLOGIAS EM SALA DE AULA VIRTUAL. FICOU EVIDENTE QUE O ATUAL FORMATO NÃO É SATISFATÓRIO PARA TODOS OS INDIVÍDUOS, SOBRETUDO POR NÃO EXISTIR UM PLANEJAMENTO A LONGO PRAZO E PELA NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROMOVAM A INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL.