ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROMOVER CAMINHOS PARA QUE O ENSINO DO TEATRO EMBASADO NA ABORDAGEM TRIANGULAR SUSCITE EM UMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. É VOLTADO AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE LICENCIATURA, EM ESPECIAL AOS DE TEATRO, QUE BUSCAM REALIZAR UMA PRÁTICA DOCENTE QUE OFEREÇA BIDIRECIONALIDADE NA COMUNICAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E ALUNO-PROFESSOR. O TRABALHO ESTÁ ESTRUTURADO NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ABORDAGEM TRIANGULAR, NAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DO TEATRO E NAS METODOLOGIAS DE ENSINO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. OS PONTOS DO TEXTO SÃO DIRECIONADOS PARA ENQUADRAR AS PROPOSTAS DO ENSINO DO TEATRO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. O ARTIGO FOI CONSTRUÍDO ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ANALÍTICA, COM DEBATES SOBRE OS TEXTOS ESTUDADOS QUE EMBASARAM ESTE TRABALHO. AS PRINCIPAIS FONTES TEÓRICAS FORAM BARBOSA (1989; 1995), KOUDELA (2002), TORRES E IRALA (2015) E OS PCN-ARTES (1997; 1998; 2000).