MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO POSSÍVEL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81403 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2689 "inscrito_id" => 4263 "titulo" => "MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO POSSÍVEL" "resumo" => "BUSCANDO PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A MÚSICA POSSUI PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA, PROCUROU-SE ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO FORAM CONSULTADOS AUTORES COMO STORNIOLO (2016), TECA ALENCAR DE BRITO (2003), ENTRE OUTROS TEÓRICOS COMO VERA LÚCIA PESSAGNO BRÉSCIA (2003) E MONIQUE ANDRIES NOGUEIRA (2003). PARA FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO ACADÊMICO UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. QUANTO A SUA NATUREZA OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLICATIVO ALÉM DA PESQUISA DE CAMPO DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA OCORREU EM QUATRO ESCOLAS NA CIDADE DE BALSAS-MA, ONDE 10 PROFESSORES RECEBERAM UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA SEIS PERGUNTAS REFERENTE À PRESENÇA DA MÚSICA NA SALA DE AULA. NO FINAL DA INVESTIGAÇÃO NOTOU SE QUE A PRESENÇA DE MÚSICAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ACONTECE PARA ENTRE OUTROS FATORES, PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL, E, AINDA, DESCONTRAÍDO PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR., EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID4263_29102021222350.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "CEIÇA PINHO" "autor_email" => "ceicapinho7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CESBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81403 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2689 "inscrito_id" => 4263 "titulo" => "MÚSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO POSSÍVEL" "resumo" => "BUSCANDO PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A MÚSICA POSSUI PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA, PROCUROU-SE ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO FORAM CONSULTADOS AUTORES COMO STORNIOLO (2016), TECA ALENCAR DE BRITO (2003), ENTRE OUTROS TEÓRICOS COMO VERA LÚCIA PESSAGNO BRÉSCIA (2003) E MONIQUE ANDRIES NOGUEIRA (2003). PARA FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO ACADÊMICO UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. QUANTO A SUA NATUREZA OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLICATIVO ALÉM DA PESQUISA DE CAMPO DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA OCORREU EM QUATRO ESCOLAS NA CIDADE DE BALSAS-MA, ONDE 10 PROFESSORES RECEBERAM UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA SEIS PERGUNTAS REFERENTE À PRESENÇA DA MÚSICA NA SALA DE AULA. NO FINAL DA INVESTIGAÇÃO NOTOU SE QUE A PRESENÇA DE MÚSICAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ACONTECE PARA ENTRE OUTROS FATORES, PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL, E, AINDA, DESCONTRAÍDO PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM ESCOLAR., EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID4263_29102021222350.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS PINHO" "autor_nome_curto" => "CEIÇA PINHO" "autor_email" => "ceicapinho7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - CESBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }