O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE APONTAR QUESTÕES DO COTIDIANO ESCOLAR, CONSIDERANDO O COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO EIXO NORTEADOR DE UMA EQUIPE PARTICIPATIVA RUMO À CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DE QUALIDADE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA RELEVANTE CONTRIBUIÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO ATRAVÉS DOS DIVERSOS PAPEIS ASSUMIDOS POR ELE. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA A PARTIR DE SUBTEMAS QUE VERSAM SOBRE O OFÍCIO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE ÀS AÇÕES PEDAGÓGICAS, CARACTERIZANDO O PROFISSIONAL DIANTE DA FUNÇÃO DE COORDENAR, ORIENTAR E ARTICULAR AÇÕES DE CUNHO NÃO SOMENTE PEDAGÓGICO, BEM COMO A CONCEPÇÃO DOS AUTORES A RESPEITO DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO; A FUNÇÃO DO COORDENADOR; Á MEDIAÇÃO DA RELAÇÃO COORDENADOR/PROFESSOR/ALUNO E A CONTRIBUIÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DIANTE DA FORMAÇÃO CONTINUADA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O COORDENADOR EDUCACIONAL DEVE PRIMAR PARA A CONCRETIZAÇÃO DESSE COMPORTAMENTO CRÍTICO POR PARTE DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCACIONAL, ASSUMINDO-SE COMO EIXO NORTEADOR DA PRÁTICA EDUCATIVA E ARTICULADOR DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS, DE MODO A ASSEGURAR A TODOS OS AGENTES QUE COMPÕE A ESCOLA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA