O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? REFLETIR A RESPEITO DO PERFIL, PAPEL E ATRIBUI??ES DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE P?BLICA, POR SER UMA FUN??O QUE PROMOVE A MEDIA??O DOS EIXOS DO PROCESSO EDUCACIONAL. SENDO ASSIM, REFLETIMOS A RESPEITO DO PAPEL DO GESTOR ESCOLAR COMO ARTICULADOR PRINCIPAL DO PROCESSO EDUCATIVO, BUSCAMOS NOS TE?RICOS SUBS?DIOS DA SUA ATUA??O NA DIMENS?O PEDAG?GICA E CONTEXTUALIZAMOS, A PARTIR DA MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPET?NCIAS DO DIRETOR ESCOLAR. A METODOLOGIA FOI SISTEMATIZADA A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E NAS PESQUISAS BIBLIOGR?FICA E DOCUMENTAL. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, CONFIRMAMOS QUE A MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPET?NCIAS DO DIRETOR ESCOLAR FOI ORGANIZADA COM O ESCOPO DE TORNAR-SE UM INSTRUMENTO NORTEADOR AOS ASPECTOS DO EXERC?CIO PROFISSIONAL DO GESTOR ESCOLAR, DE FORMA A CONTRIBUIR NA DEFINI??O DE POL?TICAS P?BLICAS EDUCACIONAIS NA ATUALIDADE.