AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) É UM INSTRUMENTO TECNOLÓGICO UTILIZADO NO SÉCULO XXI NAS ESCOLAS, AUXILIANDO OS DOCENTES E DISCENTES PARA UMA EDUCAÇÃO RENOVADORA, POSSIBILITANDO AO INDIVÍDUO UM GRANDE DESENVOLVIMENTO NO ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS SABEMOS QUE A NOSSA SOCIEDADE PASSA POR MOMENTOS DE TRANSFORMAÇÕES A CADA DIA. ASSIM, EVIDENCIAM-SE POSSIBILIDADES PARA QUE A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO SEJAM DE MELHOR QUALIDADE NO BRASIL. ENTRETANTO, DIANTE AS MUDANÇAS QUE VEM OCORRENDO NO MUNDO COM O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE DURANTE A PANDEMIA, A EDUCAÇÃO AINDA NÃO ESTÁ EXATAMENTE ADAPTADA ÀS MUDANÇAS QUE OCORREM DIANTE OS CURRÍCULOS ESCOLARES, OU SEJA, É UM DESAFIO PARA OS DOCENTES AO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). ESTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL COM O OBJETIVO CONSTRUTIVO E QUALITATIVO, ENTRE OUTROS ASSUNTOS. PAUTAMOS A PESQUISA NOS ESTUDOS DE IMBÉRNOM (2010), TEZANI (2011), LÉVY (1999), ETC. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ELABORAÇÃO FOI COM MÉTODOS DE PESQUISAS E COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS REMOTAS DURANTE COVID-19 NA ESCOLA MUNICIPAL ARNOUD DANTAS NA CIDADE DE CACIMBA DE DENTO-PB. NO PROCESSO DA EXPERIÊNCIA, PUDEMOS ANALISAR A RELEVÂNCIA E A NECESSIDADE DE DOCENTES QUE PRECISAM DE MAIS EXPERIÊNCIAS COM USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. AO FINALIZAR ESTA PESQUISA, CONCLUI-SE QUE AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO É UMA PRÁTICA EDUCACIONAL E UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA. POIS PROPORCIONA A SOCIEDADE UMA METODOLOGIA E PLANEJAMENTO DE ENSINO ADEQUADO PARA TODOS, COM INTUITO DE CONTRIBUIR UM MELHOR DESEMPENHO NO ÂMBITO ESCOLAR, DOCENTES-DISCENTES E FAMILIARES.