O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA EXPERI?NCIA EXITOSA SOBRE AS CONTRIBUI??ES DA LUDICIDADE E O APOIO DE MATERIAIS CONCRETO PARA ENSINAR CONCEITOS MATEM?TICOS. CONTUDO, A PROPOSTA ? INTERDISCIPLINAR QUE DEMANDA APROFUNDAMENTO TE?RICO E METODOL?GICO A PESQUISA, QUE SE CARACTERIZOU POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DO TIPO PARTICIPANTE, COMO M?TODO DE INVESTIGA??O. BUSCA LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS; A IDENTIFICAR, NUMA SITUA??O- PROBLEMA, A PRESEN?A DE ALGO DESCONHECIDO QUE PODE SER DETERMINADO; A INTERPRETAR A INC?GNITA COMO ENTE QUE PODE ASSUMIR VALORES ESPEC?FICOS E UTILIZ?-LA PARA FORMULAR EXPRESS?ES. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE UTILIZA??O DE JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS PARA O ENSINO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS NO 8? ANO DOS ANOS FINAIS, BEM COMO, APRESENTAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ESTUDO DE EXPRESS?ES ALG?BRICAS UTILIZANDO JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, DE FORMA A LEVAR OS ESTUDANTES AO APRENDIZADO DE CONCEITOS ALG?BRICOS DE MANEIRA L?DICA E PRAZEROSA. NA SEQU?NCIA FORAM DESENVOLVIDAS QUATRO ATIVIDADES, A FIM DE POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA NOVA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM, UMA APROXIMA??O COM O CONTE?DO, ESTIMULANDO SEU INTERESSE E AUXILIANDO A SUA A APRENDIZAGEM DE UMA FORMA GERAL .CONCLU?MOS QUE O USO DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS CONCRETOS NAS AULAS DE MATEM?TICA PODEM PROPICIAR AOS ALUNOS MOMENTOS DESCONTRA?DOS E ENVOLVENTES, AJUDANDO A MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO, AL?M DE RESSIGNIFICAR O ENSINO E MOSTRAR QUE A MATEM?TICA ? UMA DISCIPLINA INTERESSANTE E QUE SE PODE APREND?-LA.
PALAVRAS -CHAVES: LUDICIDADE; ?LGEBRA; EXPRESS?O ALG?BRICA, MATERIAL CONCRETO