RESUMO: A LUTA IMPOSTA NO FINAL DO SÉCULO PASSADO É DE REINTERPRETARMOS O LUGAR DO HOMEM NO MUNDO E REAVALIAÇÃO DOS REFERENCIAIS QUE TÊM ORIENTADO AS AÇÕES DAS DIFERENTES SOCIEDADES E CULTURAS DIANTE DA NATUREZA E NA CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES. O DIÁLOGO DO HOMEM COM O MEIO EM QUE VIVE É EXTREMAMENTE VANTAJOSO, TANTO PARA A INFORMAÇÃO DOS PROFESSORES E À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUANTO PARA A SEDUÇÃO DAQUELES QUE ATÉ ENTÃO SE MANTÊM AFASTADOS DO TEMA MEIO AMBIENTE. ESTE TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TEM COMO OBJETIVO GERAL FAZER UM LEVANTAMENTO DA HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. CONCLUI QUE, O COERENTE É QUE TODOS OS SEGMENTOS EDUCACIONAIS (PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, GRUPOS GESTOR, GRÊMIO ESTUDANTIL) E COMUNIDADE EM GERAL CONSTRUAM E EXECUTEM OS OBJETIVOS E BUSQUEM SOLUÇÕES EM CONJUNTO SOBRE OS TRABALHOS A SEREM DESENVOLVIDOS, DESDE A PRÁTICA DE NÃO SE COLOCAR LIXO NO CHÃO, ATÉ O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DAS AÇÕES EFICAZES NO QUE TANGE A QUESTÃO AMBIENTAL, A PARTIR DA ESCOLAR E CONTINUAR COM UMA CONSCIENTIZAÇÃO MACIÇA DA COMUNIDADE. PARA TANTO, DEVEMOS CONCEBER A LEI APENAS COMO UMA CONSEQUÊNCIA DA PERTINÊNCIA, DA URGÊNCIA E DO PRESTÍGIO QUE O TEMA, DE FATO, CONQUISTOU NO INTERIOR DA VIDA SOCIAL, POR QUE É SUA RESPONSABILIDADE IMPLANTAR A LEI, GARANTINDO AÇÕES PARA QUE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SE REALIZE NAS ESCOLAS, INFORMANDO, ESTABELECENDO DIRETRIZES, AGINDO DE FORMA INTEGRADA, PRODUZINDO E DIVULGANDO MATERIAIS, PROPORCIONANDO PARTICIPAÇÃO, FORMANDO PROFESSORES, GARANTINDO AÇÕES DESCENTRALIZADAS, DISPONIBILIZANDO RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS, DE FORMA PARTICIPATIVA E INCLUSIVA.