OS PROCESSOS EDUCACIONAIS, AO LONGO DA HISTÓRIA, VÊM GANHANDO MAIS ENFOQUE EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS SOCIAIS, GERANDO DESAFIOS NOS ESPAÇOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E PRÁTICOS. TRATA-SE DE UM PROCESSO
CONFLITUOSO E MARCADO POR DESIGUALDADES, E, QUE EXIGE UM ENQUADRAMENTO DAS AÇÕES DOCENTES PARA PROMOVER APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS E MELHORARIA DO ENSINO OFERTADO. ESTE ESTUDO É MOTIVADO PELOS DESAFIOS
TRAZIDOS À EDUCAÇÃO, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, ONDE PROFESSORES E ALUNOS TIVERAM QUE SE READAPTAR ÀS NOVAS MODALIDADES DE ENSINO. O FOCO DESTA INVESTIGAÇÃO, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EXPLORATÓRIA, É REFLETIR SOBRE O IMPACTO DAS ADAPTAÇÕES DOS MÉTODOS DE
ENSINO NAS DESIGUALDADES PRESENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL. A REINVENÇÃO DESSES MÉTODOS EXIGE ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO, RESPEITO AO COTIDIANO DOS ALUNOS E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE. PORTANTO, CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO EM CONSTANTE MOVIMENTO, EM FAVORECIMENTO DA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E HUMANA, NUM VIÉS POLÍTICO, SOCIOLÓGICO E ECONÔMICO.