O PRESENTE ESTUDO TEM COMO TEMA:” LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA
DOCENTE PARA O DELEITE LITERÁRIO DAS CRIANÇAS”, A PARTIR DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: ATÉ QUE PONTO A
PRÁTICA DOCENTE CONTRIBUI PARA O DELEITE DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL? DESSA FORMA, O ESTUDO
OBJETIVOU ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL, QUANTO AO PRAZER PELA LEITURA, A FIM DE DESPERTAR A COMPREENSÃO LEITORA E FORMAÇÃO DE
LEITORES CRÍTICOS. PARA ISSO, BUSCOU TRAÇAR O PERFIL DE UMA PROFESSORA DO 2º PERÍODO. PARA
IDENTIFICAR OS RECURSOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS NA ESCOLA PARA SEREM UTILIZADOS PELA PROFESSORA NO
MOMENTO DA LEITURA; VALIDAR POR MEIO DE OBSERVAÇÕES A EXECUÇÃO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E
VERIFICAR AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM EM QUE A PROFESSORA MOTIVA OS ALUNOS PARA A LEITURA. PARA
O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO QUALITATIVA E DE CAMPO, NUMA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL, NA CIDADE DE TERESINA/PI. COMO INSTRUMENTO DE
COLETA DE DADOS FOI APLICADA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. COM OS DADOS COLETADOS FOI
POSSÍVEL CONSTATAR QUE O DELEITE DA LEITURA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA PRECISA DE ATENÇÃO, POIS O
MOMENTO DA LEITURA AINDA ENCONTRA-SE LIMITADO A ATIVIDADES DE MEMORIZAÇÃO E DECODIFICAÇÃO
APLICADAS AO LIVRO DIDÁTICO. SUBSIDIA-SE TAMBÉM QUE A PRÁTICA DE LEITURA PERMEIA NA SALA DE AULA,
PORÉM, MAIS DIRECIONADA PARA A ESCRITA, SENDO DEIXADO EM SEGUNDO PLANO A LEITURA DELEITE OU
LEITURA LITERÁRIA, QUE CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRIATIVO, REFLEXIVO E CRÍTICO.