A INTEGRAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E COTIDIANO É UM DESAFIO VIVIDO POR ESTUDANTES DE ESCOLAS PERIFÉRICAS,
FAZENDO COM QUE MUITOS PROFESSORES NÃO CONSIGAM ALCANÇAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS PROPOSTOS
PELA ESCOLA. TODAVIA, FAZ-SE NECESSÁRIO O USO DE NOVAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS QUE AJUDEM OS
ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO SABER NA QUAL POSSAM DESENVOLVER SEUS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS,
TRANSFORMANDO A REALIDADE VIVIDA PELOS ESTUDANTES NA COMUNIDADE LOCAL. O PRESENTE ARTIGO
APRESENTA OS RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS E ESTAGIÁRIOS QUE PARTICIPARAM DO CLUBE QUINERD,
ALÉM DISSO, SÃO APONTADOS TÓPICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CLUBE COM A COMUNIDADE ESCOLAR,
INSPIRANDO OS PROFESSORES A UTILIZAREM METODOLOGIAS ALTERNATIVAS ÀS DO ENSINO TRADICIONAL, E
CONTRIBUINDO NA TOMADA DE DECISÃO PROFISSIONAL DESSES ALUNOS, ALÉM DE CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO
INICIAL DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS. EM VIRTUDE DISSO, OS RESULTADOS OBTIDOS PELOS ALUNOS DO CLUBE,
CULMINARAM EM PREMIAÇÕES E RECONHECIMENTO EM ÂMBITO MUNICIPAL E ESTADUAL, ACARRETANDO NA
PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES NAS OLIMPÍADAS REGIONAIS E NACIONAIS, ALÉM DE ENGAJAR OS ESTUDANTES
NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS, SENDO MAIS PRECISAMENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, QUE ATRAVÉS DO
CLUBE QUINERD, INSPIROU ALUNOS A INGRESSAREM NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NAS
INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO AMAPÁ.