O PRESENTE ARTIGO TEM POR PROPOSTA PROMOVER UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA), NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES ORIUNDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), E APRESENTAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PIBIDIANOS DIANTE DE UM CONTEXTO DE PANDEMIA QUE ASSOLOU TODO O MUNDO, E QUE, INCLUSIVE NO BRASIL, ATÉ O PRESENTE MOMENTO DIZIMOU A VIDA DE APROXIMADAMENTE 500 MIL PESSOAS, DESDE O SEU INÍCIO EM MARÇO DE 2020. O QUE NOS LEVOU A NOVAS REALIDADES DE CONVIVÊNCIA, ATINGINDO TAMBÉM AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, QUE PRECISARAM ADAPTAR-SE A UM NOVO CONTEXTO, O QUAL FICOU COMUMENTE CONHECIDO COMO “NOVO NORMAL”, TRANSFERINDO A ESCOLA PARA O MUNDO VIRTUAL, PARA ATENDER ÀS MEDIDAS RESTRITIVAS, EVITANDO A AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS PARA IMPEDIR A CIRCULAÇÃO DO VÍRUS. DIVERSOS SETORES SOFRERAM TRANSFORMAÇÕES, INCLUSIVE O PIBID, QUE TEVE DE SER ADAPTADO SEM QUE DEIXASSE DE ATINGIR SEUS OBJETIVOS. NO DECORRER DO ARTIGO APRESENTAREMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DOS PIBIDIANOS NA ESCOLA ONDE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO O SUBPROJETO DE SOCIOLOGIA - UEPB.