CONSIDERANDO A ÊNFASE QUE O ENSINO DA ORTOGRAFIA COMO OBJETO DE CONHECIMENTO TEM GANHADO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR E COMPREENDER A PERCEPÇÃO DE DOCENTES ACERCA DO ENSINO DE ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E, COMO ESTES REALIZAVAM TAL PROCESSO DE ENSINO. AS DOCENTES PARTICIPANTES DO ESTUDO LECIONAM EM 4º E/OU 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS PÚBLICAS DAS CIDADES DE CABO DE SANTO AGOSTINHO, PAULISTA E RECIFE, TODAS LOCALIZADAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO. OS DADOS FORAM OBTIDOS A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ONLINE COM AS DOCENTES PARTICIPANTES, SENDO ANALISADOS A LUZ DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DAS DOCENTES E CONSIDERANDO O SIGNIFICADO QUE DÃO AS SUAS PRÁTICAS. NESSE CONTEXTO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER OS ASPECTOS QUE INFLUENCIAM O DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS NORMAS ORTOGRÁFICAS E, COMO ISSO REFLETE EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE A SUA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.