A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR SOBRE COMO SUCEDERAM O SISTEMA EDUCACIONAL NO PERÍODO DE 1964 A 1985, ISTO É, NA DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL, REFLETINDO COMO AS RELAÇÕES DE PODER INTERFERIRAM NESSE PROCESSO, O QUAL FOI MARCADO POR TANTAS MUDANÇAS SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS. APRESENTANDO ASSIM, UMA VISÃO QUE MUITAS VEZES É NEGADA, MODIFICADA OU ATÉ MESMO ESQUECIDA, POSSIBILITANDO DESSA MANEIRA O CONHECIMENTO DE COMO OCORRIA A EDUCAÇÃO NO PERÍODO DO MILITARISMO, O QUAL PRECONIZAVA ORDEM, DISCIPLINA, DE FORMAS AUTORITÁRIAS E TORTUOSAS, DANDO MARGEM A ENTENDER MUITO DO PORQUE A EDUCAÇÃO ATUAL BRASILEIRA É DA FORMA QUE É, BEM COMO, A POSSIBILIDADE DE REFLETIR MUITAS DAS PRÁTICAS QUE JÁ FORAM EXTIRPADAS. DESTACA-SE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, SENDO LIBÂNEO (1990), SAVIANI (2004), FOUCAULT (2009), ENTRE OUTROS AUTORES REFERENCIAIS PARA COMPOR O REPERTÓRIO DA PESQUISA. CONSTATA-SE QUE FORAM UTILIZADOS DIVERSOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE E ADESTRAMENTO NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL MILITAR, DENTRO DESTAS NOTA-SE A MANEIRA COMO A ESCOLARIZAÇÃO SE DEU, DE MODO DISCIPLINAR, REPETITIVO, APRESENTANDO A ORDEM E O AUTORITARISMO INSTAURADO PELOS MILITARES. É IMPRESCINDÍVEL A AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS NO SENTIDO DO CONHECIMENTO DA MEMÓRIA DA DITADURA ATRAVÉS DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.