ESTE ARTIGO DIZ RESPEITO À NOSSA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NA FORMA REMOTA COM OS ALUNOS DOS 6° E 7° ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO DAMIÃO, LAGOA SECA, PARAÍBA, DURANTE O MÓDULO I DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPB CAMPUS CAMPINA GRANDE. PARA O MOMENTO DE REGÊNCIA CRIAMOS UM DIAGRAMA METODOLÓGICO SOBRE A HISTÓRIA DO PLANO CARTESIANO, OBJETIVANDO RETRATAR O ENSINO DA MATEMÁTICA COM ENFOQUE DIDÁTICO NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. EXIBINDO O QUANTO O CONTEXTO HISTÓRICO, E QUEM CONSTITUI A HISTÓRIA, SÃO IMPORTANTES PARA CONTRIBUIR COM O ENSINO. ENVIAMOS AOS ALUNOS UM QUESTIONÁRIO CRIADO NO GOOGLE FORMS DE DEZ QUESTÕES SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA. COMO RESULTADO, OS ALUNOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS. ADEMAIS, EXPLICITARAM O QUANTO É IMPORTANTE A IMPLEMENTAÇÃO DO CONTEXTO HISTÓRICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA.