ESTE TRABALHO REFERE-SE ÀS EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). O PRESENTE ESTÁGIO OCORREU JUNTO À EQUIPE TÉCNICO-PEDAGÓGICA DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), INSTITUIÇÃO PÚBLICA QUE OFERTA DIVERSOS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCIONAIS. REALIZOU-SE A ANÁLISE DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA INSTITUIÇÃO BEM COMO A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. DESSA FORMA, FOI PERCEBIDO QUE, POR UNIR A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À EDUCAÇÃO BÁSICA, TAL INSTITUIÇÃO EDUCATIVA É BEM PECULIAR E SE MOSTRA UM TANTO COMPLEXA AOS SEUS ESTUDANTES, POSSUINDO UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BASTANTE DESENVOLVIDO, E DOCUMENTOS NORMATIVOS (COMO ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E REGIMENTO INTERNO) CONSOLIDADOS, PORÉM BEM EXTENSOS E POUCO CONHECIDOS PELO CORPO DISCENTE DA INSTITUIÇÃO. CONSIDERANDO ESSE ASPECTO, FOI PROPOSTO COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO A CONSTRUÇÃO DE UM PEQUENO MANUAL DO ALUNO, O QUAL FOI ENTREGUE IMPRESSO AOS ESTUDANTES PARA QUE ELES PUDESSEM TER ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS SANADAS DE FORMA CLARA E SIMPLES, SEM PRECISAR RECORRER AO SETOR PEDAGÓGICO COM TÃO GRANDE FREQUÊNCIA. ALÉM DISSO, O MATERIAL SE MOSTROU UMA BOA ESTRATÉGIA EM CONTRIBUIR COM O FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ESCOLAR DO ESTUDANTE, TENDO EM VISTA QUE O INFORMA E CONSCIENTIZA DE SEUS DIREITOS E DEVERES.