EM SEU PROCESSO DE PESQUISAS TEÓRICAS, JEAN PIAGET APRESENTA ESTUDOS VOLTADOS AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM INTUITO DE COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DE CADA FASE E OS APRESENTA SOBRE O FORMATO DE ESTÁGIO QUE SÃO: SENSÓRIO MOTOR, PRÉ-OPERATÓRIO, OPERATÓRIO CONCRETO E OPERATÓRIO FORMAL. DIANTE DOS ESTUDOS DE PIAGET, BUSCAMOS REFLETIR SOBRE O ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO, COMPREENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DESSE PERIODO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. NESSE PERÍODO, QUE ENTENDE A CRIANÇA DOS 02 AOS 07 ANOS DE IDADE, CARACTERIZA-SE PELO SURGIMENTO DA LINGUAGEM QUE DESENCADEIA TRÊS FATORES COMO A SOCIALIZAÇÃO, O PENSAMENTO E A INTUIÇÃO. O ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO SE EFETIVOU ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA TENDO COMO PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO ÀS CONCEPÇÕES DE PIAGET (1999) E DE AUTORES QUE SE DEBRUÇARAM SOBRE SUA OBRA, COMO ALBERTO MUNARI (2010), ISILDA CAMPANER PALANGANA (2001) DENTRE OUTROS. ENTENDEMOS QUE COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS DESSE ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL É PRIMORDIAL PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM VIRTUDE DE SER O PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELAS ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS NESSA FAIXA ETÁRIA E ASSIM, TERÁ CONDIÇÕES DE DESENVOLVER ATIVIDADES QUE POSSIBILITE O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E POTENCIALIZE SUAS HABILIDADES, TORNANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL EM UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO, FORMAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS.