COMUMENTE É ATRIBUÍDA AO PROFESSOR DE CIÊNCIA E BIOLOGIA A RESPONSABILIDADE DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. NO ENTANTO, EM SE TRATAR DE CONTEÚDO TRANSVERSAL PELOS PCNS, A ORIENTAÇÃO SEXUAL É RESPONSABILIDADE DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SENDO IMPORTANTE QUE ESTEJA INCLUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. DIANTE DO EXPOSTO NOS QUESTIONAMOS DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO SEXUAL ESTÁ SENDO TRABALHADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ASSIM, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DOS TEMAS SEXUALIDADE E GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM BIOLOGIA, BUSCANDO VERIFICAR DISCIPLINAS QUE ABORDEM A TEMÁTICA, REFLETINDO SOBRE SEUS CONTEÚDOS E EVIDENCIANDO LACUNAS EM SUA IMPLEMENTAÇÃO. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, BUSCAMOS COLETAR OS DADOS NO PORTAL DA COORDENAÇÃO DO CURSO. ENCONTRAMOS TRÊS DISCIPLINAS QUE ABORDAM A TEMÁTICA GÊNERO E SEXUALIDADE, SENDO ELAS: EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS COMO CONTEÚDOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS, E EDUCAÇÃO SEXUAL, DE CARÁTER OPTATIVO. A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO SEXUAL SUGERE UMA DISCUSSÃO COMPLETA DA SEXUALIDADE COMO CONSTRUÇÃO SOCIAL, JÁ EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS SUGERE A DISCUSSÃO DE FORMA SUPERFICIAL. A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL SUGERE A DISCUSSÃO DESSA TEMÁTICA, MAS DE FORMA IMPLÍCITA, SEM MENCIONAR GÊNERO E SEXUALIDADE OU QUAISQUER TERMOS A ELES ASSOCIADOS. INCLUIR DISCIPLINAS QUE ABORDEM A SEXUALIDADE DE FORMA OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS ASSEGURA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PREPARADOS PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL EFICAZ NO AMBIENTE ESCOLAR.