O CONHECIMENTO E AS FORMAS DE LIDAR COM O COGNITIVO DOS ALUNOS EM PROCESSO DE APRENDIZADO PODEM SER BENEFICIADOS QUANDO ORIENTADOS POR UM PROFESSOR QUE ATUA COM O COACHING, QUE PODE ESTIMULAR, EM SALA DE AULA, CADA ALUNO DE ACORDO COM SUA HABILIDADE E POTENCIAL. ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR AS CONCEPÇÕES ACERCA DO COACHING EDUCACIONAL ATRAVÉS DAS VOZES DE PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO EM SÃO LUÍS/MA, COMPREENDER O QUE SABEM SOBRE A TEMÁTICA, ASSIM COMO APRESENTAR SEUS BENEFÍCIOS E A IMPORTÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA DA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM DUAS FASES, INICIALMENTE COM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DOS AUTORES QUE DISCUTEM A TEMÁTICA, DENTRE ELES FERREIRA (2010), VIEIRA (2002), WHINTMORE (2010) E ZENKER (2014), POSTERIORMENTE, A PESQUISA DE CAMPO COM ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA PARA ANALISAR A VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. O RESULTADO DA PESQUISA NOS PERMITIU COMPREENDER QUE GRANDE PARTE DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS AINDA NÃO CONHECEM O COACHING EDUCACIONAL E, A MINORIA, TEM APENAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE O TEMA. PORTANTO, NESSA PERSPECTIVA, A DISCUSSÃO SE FAZ NECESSÁRIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, VISTO QUE OS ALUNOS POSSUEM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS DE FORMA A FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.