A ESCOLA É UM LUGAR DE INTERAÇÃO DAS RELAÇÕES PESSOAIS DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS, COSTUMES CRENÇAS E VALORES, DENTRO DESSE AMBIENTE ESCOLAR QUE SÃO TRABALHADAS E REFLETIDAS AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE, COMO TAMBÉM, COMPREENDER O UNIVERSO PLURAL DE NOSSA HISTÓRIA, PARA ASSIM, CONSTRUIRMOS A NOSSA IDENTIDADE COM SUAS DIVERSIDADES.
PARA TANTO, A PESQUISA ESTEIA A NECESSIDADE DE COMPREENDER ATUALMENTE A CRIMINALIDADE LIGADA AO NEGRO DO NOSSO PAÍS E RECONHECER A HISTÓRIA DO BRASIL, NESSE CONTEXTO DE DIFERENÇAS, DISCRIMINAÇÃO, ANULAÇÃO DE SEUS DIREITOS. DESTA FORMA, PODEMOS ENTENDER A EXCLUSÃO DE POBRES, NEGROS, JOVENS QUE ESTÃO A MERCÊ DA MARGINALIZAÇÃO, COMPREENDENDO TAMBÉM, ALGUMAS INQUIETAÇÕES QUE CONDUZIRAM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO “NEGROS: CRIMINALIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL”, DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS INTERDISCIPLINARES, COMO PALESTRAS, PESQUISAS, REAVIVAMENTO DE IDENTIDADES ILUSTRES NEGRAS, SARAU POÉTICO E GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS EM NOSSA SOCIEDADE.
O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA DE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR ANTÔNIO OLIVEIRA, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA NO ANO DE 2019, COM ALUNOS DO 2º ANO, COM O PÚBLICO DE 29 ALUNOS. COMO PARTE DAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NECESSÁRIAS À EXECUÇÃO DO PROJETO, APRESENTA-SE A SEGUIR UMA SÉRIE DE ATIVIDADES COLABORATIVAS, REFERENTES AO CONTEÚDO TRABALHADOS. COM UMA PROPOSTA DE UM TRABALHO QUALITATIVO OS ALUNOS PESQUISARAM, LERAM ARTIGOS, LIVROS, FIZERAM CARTAZES, APRESENTARAM AS TEMÁTICAS EM SLIDES, PARTICIPARAM DE PALESTRAS, CONSTRUÍRAM FOLDERS MOSTRANDO A SITUAÇÃO DA CRIMINALIDADE DO NOSSO PAÍS, ALÉM DE REAVIVAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRO ATRAVÉS DE AUTORES E UM SARAU POÉTICO SOBRE A CULTURA NEGRA, EXPONDO CARICATURAS QUE CONSTROEM A LITERATURA NEGRA NO BRASIL.