O PRESENTE TRABALHO DISCUTE A EDUCAÇÃO E SUAS POLÍTICAS PÚBLICAS NOS CONTEXTOS ATUAIS, MAS PARA ISSO ELA VAI DIRETO NAS RAÍZES DE TAIS QUESTÕES. NAS RAÍZES ESTÃO A CONCEPÇÃO DO ESTADO LIBERAL, A COMPREENSÃO DO ESTADO EM MARX DESSA FORMA O OBJETIVO GERAL É OPORTUNIZAR UM DIÁLOGO ENTRE O ESTADO, MARX E AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS ATUAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO (I) REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DO ESTADO LIBERAL; (II) ENTENDER O ESTADO EM MARX; (III) DIALOGAR COM AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O CAMINHO METODOLÓGICO ESSA PESQUISA É QUALITATIVA E SUA ABORDAGEM É BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. POR FIM É POSSÍVEL CONCLUIR QUE A CHEGADA DOS ULTRALIBERAIS NO PODER A PARTIR DE 2016 DESEMPENHOU VÁRIAS POLÍTICAS COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A BNCC QUE VÃO DE ENCONTRO DIRETO COM O ESTADO BURGUÊS ALTAMENTE CRITICADO POR MARX.