ESTE ARTIGO TRATA DA INCLUSÃO PELAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS COM A LEITURA E LITERATURA, COMO UM DIREITO DO SER HUMANO, DEFENDIDO POR CANDIDO, PELO SEU CARÁTER DE HUMANIZAÇÃO QUE CONTRIBUI PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVÍDUO POR MEIO DO PODER DA FRUIÇÃO DA ARTE E DA PALAVRA. A TECNOLOGIA, DIFUNDIDA PELO MUNDO GLOBALIZADO SE INSERE COMO RECURSO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COMO UM CAMINHO PARA LEITORES. DISCORREMOS SOBRE OS TEMAS PELAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS, À LUZ DE JOSSO, EM DIÁLOGO COM A TEMATIZAÇÃO DE FONTOURA PARA A ANÁLISE DOS DADOS. OS NOSSOS OBJETIVOS SÃO REFLETIR SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO COM A LEITURA, LITERATURA E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS, A PARTIR DAS NARRATIVAS DE DOCENTES, E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO E NA VIDA PARA O PROCESSO FORMATIVO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA SOCIEDADE. PARA ESTE PERCURSO PRIMAMOS PELA DIALOGICIDADE E ESCUTA QUE FREIRE APONTA COM UMA DAS QUESTÕES QUE O ENSINO EXIGE.