O ESTUDO AQUI DESENVOLVIDO TRAZ COMO OBJETIVO CENTRAL APRESENTAR COMO SE DESENVOLVERAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PERNAMBUCO VOLTADAS PARA O ENSINO MÉDIO. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM O HISTÓRICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS VIVENCIADAS NO BRASIL, ALÉM DE DEMONSTRAR QUAL O MODELO INTRODUZIDO E DESENVOLVIDO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PERNAMBUCO AO LONGO DO SÉCULO XXI E QUE REFLETIRAM NA CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DESSAS POLÍTICAS NO REFERIDO ESTADO. O ESTUDO ORA APRESENTADO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO COM ENFOQUE QUALITATIVO E, POR ISSO NÃO POSSUI CONCLUSÕES DEFINITIVAS. POR FIM, O QUE PODEMOS PERCEBER ATÉ O MOMENTO NAS DISCUSSÕES LEVANTADAS ACERCA DA EDUCAÇÃO FORNECIDA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL PELOS DOCENTES E AUTORIDADES ENTREVISTADAS QUE A ESCOLA AINDA NÃO ESTÁ PREPARANDO ADEQUADAMENTE OS ESTUDANTES PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO, POR OUTRO LADO, ESSE TIPO DE EDUCAÇÃO OFERECIDO REPRESENTA UM AVANÇO NA MELHORIA DA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PARA ESSES MESMOS ESTUDANTES, ATRAVÉS DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ, ONDE A CADA ANO QUE PASSA, OBSERVAMOS MAIS E MAIS ESTUDANTES ADVINDOS DESSAS ESCOLAS INGRESSAREM NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS ATRAVÉS DO ENEM, O QUE DEMONSTRA QUE ESSAS ESCOLAS CONSEGUEM DESPERTAR NOS ESTUDANTES A POSSIBILIDADE DE CONTINUIDADE DOS ESTUDOS, ALÉM DE MANTER O ESTADO DE PERNAMBUCO NOS PRIMEIROS LUGARES NO RANKING DA OFERTA DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COM GRANDE CONTRIBUIÇÃO DESSAS ESCOLAS NO RESULTADO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO NAS TRÊS ÚLTIMAS EDIÇÕES DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.