NA ERA CONTEMPORÂNEA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É DE VASTA IMPORTÂNCIA, POIS PODE PROMOVER NO SUJEITO UMA VISÃO CRÍTICA DO MUNDO QUE O RODEIA. ESTA TEMÁTICA ESTÁ CORRELACIONADA COM VÁRIAS DISCIPLINAS, DENTRE ELAS A QUÍMICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM CARÁTER QUANTITATIVO PROCURA EXPLORAR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ SENDO APLICADA EM EVENTOS IMPORTANTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E COMO ELES SE CORRELACIONAM COM O ENSINO DE QUÍMICA. OS PONTOS INVESTIGADOS NO PRESENTE ARTIGO FORAM: QUANTITATIVO DE TRABALHOS PUBLICADOS, DISCIPLINAS APLICADAS, METODOLOGIAS, PÚBLICOS ALCANÇADOS E PROBLEMATIZAÇÕES. ADICIONALMENTE, FORAM INVESTIGADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS SELECIONADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) DO ENSINO MÉDIO NO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA UMA VERIFICAÇÃO DA ABORDAGEM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MESMOS. A MESMA PROBLEMÁTICA É VOLTADA PARA OS EVENTOS PESQUISADOS, A RELAÇÃO ENTRE AS TEMÁTICAS, PODE SER QUE NÃO ESTÃO SENDO APRESENTADAS DE MANEIRA SATISFATÓRIA EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE QUÍMICA