RESUMO:
A PROFISSÃO DOCENTE POSSIBILITA UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, UM COMPROMISSO ÉTICO E MORAL E A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES COM OUTROS AGENTES SOCIAIS. PARA TANTO, TORNA-SE INDISPENSÁVEL E FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DOCENTE. A FORMAÇÃO DOCENTE É UM PROCESSO CONSTANTE E ENVOLVE A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, QUE COLABORAM PARA TRANSFORMAR A GESTÃO, OS CURRÍCULOS, A ORGANIZAÇÃO, OS PROJETOS EDUCACIONAIS E AS FORMAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO NA AMBIÊNCIA DA ESCOLA. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DESENVOLVAM OUTROS SABERES E COMPETÊNCIAS COMO A DIMENSÃO AFETIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, VISANDO A MELHOR ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS. A OBSERVAÇÃO INCLUI OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE APRENDEM E ENSINAM, RELACIONANDO-SE COM O MUNDO, COM OS SUJEITOS, COM OS SABERES, CUJAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA FORMAR CIDADÃOS. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ESTE TRABALHO INVESTIGOU A SENSIBILIDADE DE ESTUDANTES (N = 86) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA COM OS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA, INDICANDO APROVAÇÃO PELO COMPONENTE EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO. OS RESULTADOS INDICAM ALTOS ÍNDICES PERCENTUAIS DE CONCORDÂNCIA, POR EXEMPLO, PARA GOSTAR DO COMPONENTE HISTÓRIA (73,3%) E QUE, PELO COMPONENTE, OS ESTUDANTES PERCEBEM O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE (84,8%). ESTE ESTUDO INDICA NOVAS PESQUISAS EM OUTRAS ESCOLAS E REGIÕES PARA VERIFICAR SE OS RESULTADOS ENCONTRADOS SÃO CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE.