Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR DE HISTÓRIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80888
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1919
    "inscrito_id" => 3698
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      \r\n
      A PROFISSÃO DOCENTE POSSIBILITA UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, UM COMPROMISSO ÉTICO E MORAL E A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES COM OUTROS AGENTES SOCIAIS. PARA TANTO, TORNA-SE INDISPENSÁVEL E FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DOCENTE. A FORMAÇÃO DOCENTE É UM PROCESSO CONSTANTE E ENVOLVE A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, QUE COLABORAM PARA TRANSFORMAR A GESTÃO, OS CURRÍCULOS, A ORGANIZAÇÃO, OS PROJETOS EDUCACIONAIS E AS FORMAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO NA AMBIÊNCIA DA ESCOLA. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DESENVOLVAM OUTROS SABERES E COMPETÊNCIAS COMO A DIMENSÃO AFETIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, VISANDO A MELHOR ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS. A OBSERVAÇÃO INCLUI OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE APRENDEM E ENSINAM, RELACIONANDO-SE COM O MUNDO, COM OS SUJEITOS, COM OS SABERES, CUJAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA FORMAR CIDADÃOS. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ESTE TRABALHO INVESTIGOU A SENSIBILIDADE DE ESTUDANTES (N = 86) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA COM OS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA, INDICANDO APROVAÇÃO PELO COMPONENTE EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO. OS RESULTADOS INDICAM ALTOS ÍNDICES PERCENTUAIS DE CONCORDÂNCIA, POR EXEMPLO, PARA GOSTAR DO COMPONENTE HISTÓRIA (73,3%) E QUE, PELO COMPONENTE, OS ESTUDANTES PERCEBEM O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE (84,8%). ESTE ESTUDO INDICA NOVAS PESQUISAS EM OUTRAS ESCOLAS E REGIÕES PARA VERIFICAR SE OS RESULTADOS ENCONTRADOS SÃO CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR DE HISTÓRIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3698_28092021153246.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA ESCOBAR DE MATOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SONIA ESCOBAR"
    "autor_email" => "soniaescobarferreira@hotm"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL IAZINHA PAMPLONA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80888
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1919
    "inscrito_id" => 3698
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      \r\n
      A PROFISSÃO DOCENTE POSSIBILITA UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, UM COMPROMISSO ÉTICO E MORAL E A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES COM OUTROS AGENTES SOCIAIS. PARA TANTO, TORNA-SE INDISPENSÁVEL E FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DOCENTE. A FORMAÇÃO DOCENTE É UM PROCESSO CONSTANTE E ENVOLVE A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, QUE COLABORAM PARA TRANSFORMAR A GESTÃO, OS CURRÍCULOS, A ORGANIZAÇÃO, OS PROJETOS EDUCACIONAIS E AS FORMAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO NA AMBIÊNCIA DA ESCOLA. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DESENVOLVAM OUTROS SABERES E COMPETÊNCIAS COMO A DIMENSÃO AFETIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, VISANDO A MELHOR ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS. A OBSERVAÇÃO INCLUI OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE APRENDEM E ENSINAM, RELACIONANDO-SE COM O MUNDO, COM OS SUJEITOS, COM OS SABERES, CUJAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA FORMAR CIDADÃOS. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ESTE TRABALHO INVESTIGOU A SENSIBILIDADE DE ESTUDANTES (N = 86) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA COM OS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA, INDICANDO APROVAÇÃO PELO COMPONENTE EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO. OS RESULTADOS INDICAM ALTOS ÍNDICES PERCENTUAIS DE CONCORDÂNCIA, POR EXEMPLO, PARA GOSTAR DO COMPONENTE HISTÓRIA (73,3%) E QUE, PELO COMPONENTE, OS ESTUDANTES PERCEBEM O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE (84,8%). ESTE ESTUDO INDICA NOVAS PESQUISAS EM OUTRAS ESCOLAS E REGIÕES PARA VERIFICAR SE OS RESULTADOS ENCONTRADOS SÃO CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, PROFESSOR DE HISTÓRIA, ENSINO, APRENDIZAGEM, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3698_28092021153246.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA MARIA ESCOBAR DE MATOS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "SONIA ESCOBAR"
    "autor_email" => "soniaescobarferreira@hotm"
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL IAZINHA PAMPLONA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO: A PROFISSÃO DOCENTE POSSIBILITA UM CONHECIMENTO PRÓPRIO, UM COMPROMISSO ÉTICO E MORAL E A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES COM OUTROS AGENTES SOCIAIS. PARA TANTO, TORNA-SE INDISPENSÁVEL E FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO DOCENTE. A FORMAÇÃO DOCENTE É UM PROCESSO CONSTANTE E ENVOLVE A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA E PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, QUE COLABORAM PARA TRANSFORMAR A GESTÃO, OS CURRÍCULOS, A ORGANIZAÇÃO, OS PROJETOS EDUCACIONAIS E AS FORMAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO NA AMBIÊNCIA DA ESCOLA. ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES DESENVOLVAM OUTROS SABERES E COMPETÊNCIAS COMO A DIMENSÃO AFETIVA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO, VISANDO A MELHOR ADAPTAÇÃO ÀS NOVAS EXIGÊNCIAS ESCOLARES E PROFISSIONAIS. A OBSERVAÇÃO INCLUI OS PROFESSORES DE HISTÓRIA QUE APRENDEM E ENSINAM, RELACIONANDO-SE COM O MUNDO, COM OS SUJEITOS, COM OS SABERES, CUJAS AÇÕES CONTRIBUEM PARA FORMAR CIDADÃOS. POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ESTE TRABALHO INVESTIGOU A SENSIBILIDADE DE ESTUDANTES (N = 86) DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA COM OS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA, INDICANDO APROVAÇÃO PELO COMPONENTE EM TEMPOS DE TRABALHO REMOTO. OS RESULTADOS INDICAM ALTOS ÍNDICES PERCENTUAIS DE CONCORDÂNCIA, POR EXEMPLO, PARA GOSTAR DO COMPONENTE HISTÓRIA (73,3%) E QUE, PELO COMPONENTE, OS ESTUDANTES PERCEBEM O QUE ACONTECE NA SOCIEDADE (84,8%). ESTE ESTUDO INDICA NOVAS PESQUISAS EM OUTRAS ESCOLAS E REGIÕES PARA VERIFICAR SE OS RESULTADOS ENCONTRADOS SÃO CARACTERÍSTICAS DO COMPONENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.