ESTE ARTIGO FOI CONSTRUÍDO COMO PARTE AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE LITERATURA INFANTIL DURANTE A NOSSA FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A LITERATURA INFANTIL É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E QUE POR ISSO SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER SUAS ESPECIFICIDADES PARA QUE SE ENCAMINHE UM ENSINO PAUTADO NO MELHOR DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS, DE FORMA QUE AMPLIE AS PERCEPÇÕES, EMOÇÕES E OS SABERES DA INFÂNCIA, RESSALTANDO A AÇÃO DO EDUCADOR QUANTO MEDIADOR DO ENSINO. COMO QUESTÃO NORTEADORA, DIALOGAMOS ATRAVÉS DA SEGUINTE PERGUNTA: QUAL A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL? PARA RESPONDER TAL QUESTIONAMENTO NOS DEBRUÇAMOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ONDE USAMOS PENSAMENTOS DE ALGUNS AUTORES PARA EMBASAR NOSSAS IDEIAS LAJOLO E ZILBERMAN (1988); MACHADO (2002); FARIA (2013); ENTRE OUTROS, O QUE TORNA ESTE TRABALHO DE CUNHO QUALITATIVO, ONDE O MAIS IMPORTANTE SÃO OS CONTEÚDOS, NÃO A QUANTIDADE OU OS NÚMEROS.