ESSA PESQUISA PARTICIPANTE SURGE DA NECESSIDADE DE ENCONTRAR RECURSOS METODOL?GICOS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE PORTUGU?S PARA SURDOS POR MEIO DE UMA PROPOSTA DE ?LETRAMENTOS?. COM O OBJETIVO DE EXPLORAR E EXPERIMENTAR PR?TICAS DE LETRAMENTO VISUAL, FORAM UTILIZADAS E ADAPTADAS AO CONTEXTO TRABALHADO OBRAS DOS AUTORES ANA MARIA MACHADO E CLAUDIUS CECCON, CONVERTENDO-AS EM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA FAVORECER O ENSINO DE PORTUGU?S COMO L2. TRANSFORMAR AS PERCEP??ES VISUAIS EM OBJETOS DE ESTUDO, DISPONDO DE ESTRAT?GIAS E PR?TICAS DE LEITURA E ESCRITA DO QUE ? VISTO, ? UM IMPORTANTE RECURSO QUE PERMEIA TODOS OS CAMPOS DO CONHECIMENTO, DESENVOLVENDO A COMUNICA??O E, CONSEQUENTEMENTE, A COGNI??O. PARA FUNDAMENTAR ESTA PESQUISA, UTILIZAMOS DADOS E OBSERVA??ES DE OUTROS AUTORES COMO: ANDREIS-WITKOSKI (2014); FARIA (2011); QUADROS (2006); SILVA (2015); PINHEIRO (2009); SILVA (2018); LEBEDEFF (2017); ENTRE OUTROS.