ESSA PESQUISA DISCUTE O PERFIL DOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DA REGIÃO NORDESTE, APONTANDO QUESTÕES A RESPEITO DE GÊNERO, CURSOS, CAMPUS E DEFICIÊNCIA. COM ISSO, O OBJETIVO DA PESQUISA FOI MAPEAR O PERFIL DESSES ESTUDANTES, MATRICULADOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM 2020, EM UMA UNIVERSIDADE DA REGIÃO NORDESTE. A PERGUNTA NORTEADORA DESTA PESQUISA FOI: QUAL FOI O PERFIL EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES COM DV MATRICULADOS EM 2020, EM TEMPOS DE PANDEMIA? A PESQUISA SE FUNDAMENTA NA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA (PSH). NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS O ESTUDO APONTOU EM RELAÇÃO A ESCOLHA DE CURSOS QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA EM UMA DETERMINADA ÁREA, POSSIVELMENTE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS E PELOS DETERMINANTES SOCIAIS QUE CONDICIONAM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, AQUI ESPECIFICAMENTE AS COM DV. NOTAMOS TAMBÉM QUE AS DESIGUALDADES DE GÊNERO FORAM UM ELEMENTO QUE FICOU EVIDENCIADO. HÁ UMA EXCLUSÃO E LIMITAÇÃO NÃO APENAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MAS TAMBÉM DAS PESSOAS QUE MORAM NAS CIDADES DISTANTES DOS GRANDES CENTROS. CONCLUÍMOS QUE OS DADOS APRESENTADOS NÃO SÃO FIXOS, ESTÃO ABERTOS A MUDANÇAS E AO APROFUNDAMENTO DAS QUESTÕES EM DEBATE AQUI TRAZIDAS. DESSE MODO, CONCORDAMOS QUE A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRECISA SER OPORTUNIZADA A TODOS, VALORIZANDO A DIVERSIDADE E PERMITINDO UM ENSINO GRATUITO E DE QUALIDADE.