O PRESENTE TRABALHO PARTE DE UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TRABALHO DE CAMPO, RELACIONANDO A IMPORTÂNCIA QUE A METODOLOGIA APRESENTOU E APRESENTA AO LONGO DA HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO CIÊNCIA E POSTERIORMENTE, DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PORTANTO, POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO CONTEXTUALIZAR O TRABALHO DE CAMPO ENQUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA, E, ANALISAR AS POSSIBILIDADES QUE A CIDADE DE ARAPIRACA-AL OFERECE PARA A CONSTRUÇÃO E PRÁTICA DESSES TRABALHOS. ASSIM, DURANTE A PESQUISA FORAM UTILIZADOS ALGUNS AUTORES, TAIS COMO: (ALENTEJANO, ROCHA-LEÃO 2006) (COLTRINARI, 1998) (STERNBERG, 1946) (LOPES & PONTUSCHKA 2010), ENTRE OUTROS QUE PERMEIAM OS TEMAS: TRABALHO DE CAMPO, GEOGRAFIA E ENSINO DE GEOGRAFIA. NESSE, A PARTIR DO ESTUDO PROPOSTO PELA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ESTUDO DE CASO, VERIFICOU-SE A IMPORTÂNCIA QUE O TRABALHO DE CAMPO POSSUI DENTRO DAS AULAS DE GEOGRAFIA, E, A CIDADE DE ARAPIRACA-AL ENQUANTO FACILITADORA DESSES TRABALHOS, POR SER PALCO DE DIVERSOS FENÔMENOS EVIDENCIADOS ATRAVÉS DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS.