ESTA PESQUISA ORIGINA-SE DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, EM QUE FOI POSSÍVEL VISITAR COMUNIDADES RIBEIRINHAS LOCALIZADAS NO BAIXO AMAZONAS, NAS QUAIS PODE-SE OBSERVAR NAS ESCOLAS DO CAMPO A PREDOMINÂNCIA DE CLASSES MULTISSERIADAS. COMO ESPECIFICIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO, AS CLASSES MULTISSERIADAS SÃO SALAS DE AULA EM QUE O PROFESSOR TRABALHA SIMULTANEAMENTE COM TURMAS DIFERENTES E COM ALUNOS DE NÍVEIS EDUCACIONAIS HETEROGÊNEOS NA MESMA SALA. DESSA FORMA, COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA COMO UM PROCESSO QUE DEVE ESTAR ALINHADO ÀS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS, EM QUE O ATO DE LER E ESCREVER É ARTICULADO ÀS DIFERENTES MODALIDADES DE LINGUAGEM, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO GERAL CONHECER AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS EM CLASSES MULTISSERIADAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM. O ESTUDO ASSUMIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE ARROYO (2004, 2011) CALDART (2002), HAGE (2005, 2011), ROJO (2012,2013), BRASIL (2018). O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DIRECIONADA A 1 (UMA) PROFESSORA. DE ACORDO COM OS DADOS, OS MULTILETRAMENTOS AINDA NÃO SÃO COMPREENDIDOS PELA PROFESSORA, AINDA QUE SEU USO NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM CLASSES MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DO CAMPO APRESENTE-SE COMO IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO PARA O DOMÍNIO DESSAS HABILIDADES.