A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS COM IDADE ESCOLAR EM NÍVEL DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE PARINTINS NA MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS, COM OBJETIVO DE ANALISAR A FORMAÇÃO LEITORA E INTERPRETATIVA DESSES ALUNOS. A MESMA ASSUME UMA ABORDAGEM QUALITATIVA POR COMPREENDER QUE O TEMA PESQUISADO É DINÂMICO E O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS TEVE A DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE CINCO MESES A CONTAR DO MOMENTO DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. PARA FREIRE (1987), SUPERAR E CONCRETIZAR A CRÍTICA SOCIAL TEÓRICA É A PRÁXIS QUE PODE PROPICIAR AO SER HUMANO CONSTRUIR A SI MESMO E AO SEU MUNDO, DE FORMA LIVRE E AUTÔNOMA, EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL, POLÍTICA, ECONÔMICA E, POR QUE NÃO, CIENTÍFICA. VISTO QUE A LEITURA DE LITERATURA REGIONAL É UMA FERRAMENTA PARA O ATO DE EDUCAR, POIS PROPICIA AO MESMO CONHECER OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE SUA REGIÃO. SENDO ASSIM, A PESQUISA EXPÕE SABERES, ABARCAR OLHARES E PERCEPÇÕES QUE LEVEM ÀS DISCUSSÕES SOBRE A LEITURA DA LITERATURA REGIONAL INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA, DE MODO A RECONHECER E VALORIZAR A CULTURA AMAZONENSE ENQUANTO IDENTIDADE DE UM POVO. ASSIM ESTA PESQUISA CONTRIBUIU COM A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES, CONHECEDORES E VALORIZADORES DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL AMAZÔNICO.