ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR A CONTRIBUIÇÃO DA CATEGORIA MEDIAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO. ESTA DISCUSSÃO É FEITA EM TORNO DAS CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NESTE PROCESSO: SIGNIFICADO, SENTIDO E ATIVIDADE. PARA ESTA DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA DE PESQUISA A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E NOS APOIAMOS EM AUTORES COMO VIGOTSKI (1998), SEVERINO (1994), LOPES DA SILVA (2013) E SAVIANI (2015), PARA EXPLICAR COMO OCORRE O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA CONSCIÊNCIA HUMANA A PARTIR DE PRÁTICAS SOCIAIS E EDUCATIVAS. E RECORREMOS A PINO (2005), CARVALHO & MATOS (2015), MARQUES E CARVALHO (2015), BERNARDES ET AL (2016) E RIGON, ASBAHR E MORETTI (2016) PARA EXPLICAR COMO SE DÁ O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANAS, NO CASO ESPECÍFICO EM TELA, DA ATUAÇÃO DOCENTE. A PESQUISA RELATADA COLABORA COM A COMPREENSÃO TEÓRICA DE COMO A MEDIAÇÃO REALIZADA PELO DOCENTE NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PODE FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS, FUNÇÃO PSICOLÓGICA QUE, SEGUNDO VIGOTSKI, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO.