O INSTAGRAM® É UMA MÍDIA SOCIAL QUE PODE FUNCIONAR COMO PONTE ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A POPULAÇÃO. NESTE SENTIDO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR DIVULGAÇÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO SOBRE ASPECTOS DA PANDEMIA DO COVID-19, AJUDANDO A DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO E COMBATER NOTÍCIAS FALSAS, APROXIMANDO O CIENTISTA DA COMUNIDADE. FORAM REALIZADAS POSTAGENS COM BASE EM ARTIGOS CIENTÍFICOS NO PERFIL DO INSTAGRAM® DO PROJETO DE EXTENSÃO CIÊNCIA PRA GENTE. AS MÉTRICAS FORAM ANALISADAS DE ACORDO COM CADA POSTAGEM, UTILIZANDO OS DADOS GERADOS PELO INSTAGRAM ANALYTICS, QUANTO AO ALCANCE, IMPRESSÕES E TAXA DE ENGAJAMENTO. FOI ANALISADA TAMBÉM A FAIXA ETÁRIA DO PÚBLICO, PRINCIPAIS LOCALIDADES DE ACESSO E GÊNERO. COM AS MÉTRICAS GERADAS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE DAS 104 POSTAGENS REALIZADAS SOBRE COVID-19 NO PERÍODO DE ABRIL DE 2020 A JUNHO DE 2021, A MÉDIA DE ENGAJAMENTO FOI DE 3,66% CONSIDERADA COMO “BOA”, COM PICOS DE ENGAJAMENTO EM PUBLICAÇÕES DE ATÉ 13,2%. ALCANÇANDO 24.518 PESSOAS E 28.462 IMPRESSÕES. ATUALMENTE SÃO 1.532 SEGUIDORES, DOS QUAIS 70% SÃO MULHERES E APENAS 30% HOMENS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 44 ANOS E DE DIFERENTES LOCALIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O ALCANCE, BOM ENGAJAMENTO E IMPRESSÕES NAS PUBLICAÇÕES, SÃO INDICADORES DE QUE O CONTEÚDO ESTÁ SENDO ENTREGUE E OS SEGUIDORES INTERAGINDO. OS RESULTADOS ESTÃO CONTRIBUINDO PARA POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, FORNECENDO INFORMAÇÃO DE MANEIRA COMPREENSÍVEL PARA A COMUNIDADE, FAZENDO UMA ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE O CIENTISTA E A POPULAÇÃO EM GERAL COMBATENDO FAKE NEWS SOBRE A COVID-19.