A NOVA REALIDADE IMPOSTA PELA PANDEMIA DA COVID-19 IMPÕE AOS SISTEMAS DE ENSINO A NECESSIDADE DE SE REORGANIZAR VISTO O INDISPENSÁVEL ISOLAMENTO SOCIAL E A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM ALGUMAS ESCOLAS NO ANO DE 2020. PARA ISTO, OS ENTES FEDERADOS ELABORARAM ORIENTAÇÕES SOB AS QUAIS AS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS DEVERIAM ESTRUTURAR SUAS PRÁTICAS. SABE-SE QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL TEM COMO PRINCÍPIOS O CUIDAR E O EDUCAR SOB OS QUAIS OS EIXOS DA INTERAÇÃO E BRINCADEIRA DEVEM ESTRUTURAR SUAS PRÁTICAS. ASSIM, É CORRETO AFIRMAR QUE ESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOFREU UM GRANDE IMPACTO COM O FECHAMENTO DAS UNIDADES. ASSIM, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA OFERTA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL NA CIDADE DE NITERÓI, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FOI REALIZADA PESQUISA DOCUMENTAL ANALISANDO ATOS NORMATIVOS DO GOVERNO FEDERAL E DO GOVERNO MUNICIPAL DA CIDADE DE NITERÓI COM OBJETIVO DE INVESTIGAR COMO O SISTEMA DE ENSINO DESTA CIDADE ORIENTOU SUAS ESCOLAS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, VERIFICANDO SEU ALINHAMENTO OU NÃO ÀS ORIENTAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL.