Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DURANTE MONITORIA EM FISIOLOGIA HUMANA

Palavra-chaves: METODOLOGIA ATIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROGRAMA DE MONITORIA, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81285
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2394
    "inscrito_id" => 6629
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DURANTE MONITORIA EM FISIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O CAMPO DA EDUCAÇÃO, INDEPENDENTE DO TEMPO HISTÓRICO E DAS TEORIAS APLICADAS, SEMPRE SE CARACTERIZARÁ COMO UMA DIMENSÃO DESAFIADORA E REGADA PELA FONTE DA CRIATIVIDADE. O PROGRAMA DE MONITORIA DO ENSINO SUPERIOR, EM MEIO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, MOSTROU-SE COMO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS ASSOCIADAS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS EM ASCENSÃO NA ATUALIDADE. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COM ESSE ESTUDO ABORDAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. COMO RECURSOS METODOLÓGICOS, AS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E WHATSAPP FORAM UTILIZADAS PARA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS, REALIZAÇÃO DE QUIZZES E CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM OS ALUNOS. OS ENCONTROS SÍNCRONOS (MONITORIAS E GINCANAS) ERAM REALIZADOS PELA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. A ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM, BEM COMO A CONSTRUÇÃO CONJUNTA E CONTEXTUALIZADA DOS CONHECIMENTOS ALICERÇARAM TODAS AS ESTRATÉGIAS DOS MONITORES. OBSERVOU-SE QUE 85,7% DOS DISCENTES AVALIARAM AS PRODUÇÕES E INTERAÇÕES NO INSTAGRAM E AS GINCANAS COMO AÇÕES EFETIVAS E ÚTEIS. QUANTO AOS ENCONTROS SÍNCRONOS, 90,5% DOS ALUNOS AVALIARAM COM NOTA MÁXIMA E 100% DELES DEMONSTROU GRANDE SATISFAÇÃO COM OS RECURSOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DO PROGRAMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROGRAMA DE MONITORIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID6629_01102021171632.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ROEL ELIAS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL ROEL"
    "autor_email" => "gabrielroel3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81285
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2394
    "inscrito_id" => 6629
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM DURANTE MONITORIA EM FISIOLOGIA HUMANA"
    "resumo" => "O CAMPO DA EDUCAÇÃO, INDEPENDENTE DO TEMPO HISTÓRICO E DAS TEORIAS APLICADAS, SEMPRE SE CARACTERIZARÁ COMO UMA DIMENSÃO DESAFIADORA E REGADA PELA FONTE DA CRIATIVIDADE. O PROGRAMA DE MONITORIA DO ENSINO SUPERIOR, EM MEIO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, MOSTROU-SE COMO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS ASSOCIADAS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS EM ASCENSÃO NA ATUALIDADE. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COM ESSE ESTUDO ABORDAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. COMO RECURSOS METODOLÓGICOS, AS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E WHATSAPP FORAM UTILIZADAS PARA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS, REALIZAÇÃO DE QUIZZES E CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM OS ALUNOS. OS ENCONTROS SÍNCRONOS (MONITORIAS E GINCANAS) ERAM REALIZADOS PELA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. A ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM, BEM COMO A CONSTRUÇÃO CONJUNTA E CONTEXTUALIZADA DOS CONHECIMENTOS ALICERÇARAM TODAS AS ESTRATÉGIAS DOS MONITORES. OBSERVOU-SE QUE 85,7% DOS DISCENTES AVALIARAM AS PRODUÇÕES E INTERAÇÕES NO INSTAGRAM E AS GINCANAS COMO AÇÕES EFETIVAS E ÚTEIS. QUANTO AOS ENCONTROS SÍNCRONOS, 90,5% DOS ALUNOS AVALIARAM COM NOTA MÁXIMA E 100% DELES DEMONSTROU GRANDE SATISFAÇÃO COM OS RECURSOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DO PROGRAMA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA ATIVA, ENSINO-APRENDIZAGEM, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PROGRAMA DE MONITORIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID6629_01102021171632.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL ROEL ELIAS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL ROEL"
    "autor_email" => "gabrielroel3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (UFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O CAMPO DA EDUCAÇÃO, INDEPENDENTE DO TEMPO HISTÓRICO E DAS TEORIAS APLICADAS, SEMPRE SE CARACTERIZARÁ COMO UMA DIMENSÃO DESAFIADORA E REGADA PELA FONTE DA CRIATIVIDADE. O PROGRAMA DE MONITORIA DO ENSINO SUPERIOR, EM MEIO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, MOSTROU-SE COMO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS ASSOCIADAS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS EM ASCENSÃO NA ATUALIDADE. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COM ESSE ESTUDO ABORDAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. COMO RECURSOS METODOLÓGICOS, AS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E WHATSAPP FORAM UTILIZADAS PARA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS, REALIZAÇÃO DE QUIZZES E CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM OS ALUNOS. OS ENCONTROS SÍNCRONOS (MONITORIAS E GINCANAS) ERAM REALIZADOS PELA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. A ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM, BEM COMO A CONSTRUÇÃO CONJUNTA E CONTEXTUALIZADA DOS CONHECIMENTOS ALICERÇARAM TODAS AS ESTRATÉGIAS DOS MONITORES. OBSERVOU-SE QUE 85,7% DOS DISCENTES AVALIARAM AS PRODUÇÕES E INTERAÇÕES NO INSTAGRAM E AS GINCANAS COMO AÇÕES EFETIVAS E ÚTEIS. QUANTO AOS ENCONTROS SÍNCRONOS, 90,5% DOS ALUNOS AVALIARAM COM NOTA MÁXIMA E 100% DELES DEMONSTROU GRANDE SATISFAÇÃO COM OS RECURSOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DO PROGRAMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.