O CAMPO DA EDUCAÇÃO, INDEPENDENTE DO TEMPO HISTÓRICO E DAS TEORIAS APLICADAS, SEMPRE SE CARACTERIZARÁ COMO UMA DIMENSÃO DESAFIADORA E REGADA PELA FONTE DA CRIATIVIDADE. O PROGRAMA DE MONITORIA DO ENSINO SUPERIOR, EM MEIO AO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, MOSTROU-SE COMO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIFERENCIADAS ASSOCIADAS AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E COMUNICATIVOS EM ASCENSÃO NA ATUALIDADE. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE COM ESSE ESTUDO ABORDAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE POTENCIALIZAM O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DOS DISCENTES NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO. COMO RECURSOS METODOLÓGICOS, AS REDES SOCIAIS INSTAGRAM E WHATSAPP FORAM UTILIZADAS PARA PROPAGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDOS, REALIZAÇÃO DE QUIZZES E CRIAÇÃO DE VÍNCULO COM OS ALUNOS. OS ENCONTROS SÍNCRONOS (MONITORIAS E GINCANAS) ERAM REALIZADOS PELA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET. A ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM, BEM COMO A CONSTRUÇÃO CONJUNTA E CONTEXTUALIZADA DOS CONHECIMENTOS ALICERÇARAM TODAS AS ESTRATÉGIAS DOS MONITORES. OBSERVOU-SE QUE 85,7% DOS DISCENTES AVALIARAM AS PRODUÇÕES E INTERAÇÕES NO INSTAGRAM E AS GINCANAS COMO AÇÕES EFETIVAS E ÚTEIS. QUANTO AOS ENCONTROS SÍNCRONOS, 90,5% DOS ALUNOS AVALIARAM COM NOTA MÁXIMA E 100% DELES DEMONSTROU GRANDE SATISFAÇÃO COM OS RECURSOS DIDÁTICOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DO PROGRAMA.