Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS

Palavra-chaves: FERRAMENTAS, PROFESSORES, ALUNOS, METODOLOGIAS, ATRATIVA Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79943
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 715
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS"
    "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTAS, PROFESSORES, ALUNOS, METODOLOGIAS, ATRATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID715_28072021225420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA QUEIROGA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA QUEIROGA"
    "autor_email" => "camila.queiroga2017@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79943
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 644
    "inscrito_id" => 715
    "titulo" => "REALIDADE AUMENTADA (RA) COMO FACILITADOR DO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO COM ÊNFASE EM PROTOZOÁRIOS"
    "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTAS, PROFESSORES, ALUNOS, METODOLOGIAS, ATRATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID715_28072021225420.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA QUEIROGA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA QUEIROGA"
    "autor_email" => "camila.queiroga2017@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.