A PANDEMIA DA COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS ADOTASSEM O ENSINO REMOTO, E COMO FORMA DE ATRAIR A ATENÇÃO DO ESTUDANTE E FAZÊ-LO MANTER FREQUÊNCIA NAS AULAS ONLINE, O PROFESSOR PODE IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DE REALIDADE AUMENTADA (RA) PARA AUXILIAR OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS. PORTANTO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, EMPREGAR AS FERRAMENTAS DE RA NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA DA ECIT CORONEL JACOB GUILHERME FRANTZ, NO CONTEÚDO DE PROTOZOÁRIOS, A FIM DE AVALIAR SE AS MESMAS TÊM A POTENCIALIDADE DE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. PARA ISSO, FORAM MINISTRADAS AULAS SÍNCRONAS NAS TRÊS TURMAS DO 2ª ANO, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DE RA, E APÓS AS EXPLANAÇÕES, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS COM PERGUNTAS OBJETIVAS E DESCRITIVAS, PARA SABER A OPINIÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO AS DUAS METODOLOGIAS EXECUTADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM ASPECTOS POSITIVOS, EM QUE 94,7% DOS ALUNOS AFIRMARAM QUE OS RECURSOS DE REALIDADE AUMENTADA FACILITARAM A VISUALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS APRESENTADOS, APRIMORANDO O SEU ENTENDIMENTO E FAVORECENDO PARA UMA MELHOR INTERPRETAÇÃO DO ASSUNTO, EM CONTRAPOSIÇÃO COM 5,3% QUE RELATARAM NÃO NOTAR INFLUÊNCIA DESSES APARATOS NA SUA APRENDIZAGEM; COMO TAMBÉM ENFATIZARAM PREFERIR ASSISTIR AS AULAS DE BIOLOGIA QUE DISPÕEM DESSES EQUIPAMENTOS, POR ELES PERMITIREM COM QUE O PROCESSO DE ENSINO OCORRA DE FORMA MAIS ESTIMULANTE. COM ISSO, PÔDE-SE CONCLUIR QUE A INSERÇÃO DESSES INSTRUMENTOS DIGITAIS COLABOROU SIGNIFICATIVAMENTE PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES, DEIXANDO A AULA MAIS ATRATIVA E INTERATIVA.