AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
NA EDUCAÇÃO: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS
DE PANDEMIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79937 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => """ AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO\r\n NA EDUCAÇÃO: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS\r\n DE PANDEMIA """ "resumo" => """ DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, MILHÕES DE ESTUDANTES FICARAM SEM AULAS PRESENCIAIS NO BRASIL DESDE\r\n MARÇO DE 2020. OS GOVERNOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PASSARAM A ADOTAR O ENSINO REMOTO\r\n EMERGENCIAL (ERE), QUE EMBORA TENHA SEMELHANÇAS COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), POR SER\r\n REALIZADA DE FORMA VIRTUAL, COM DISTANCIAMENTO FÍSICO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS E MEDIADOS PELAS\r\n TECNOLOGIAS DIGITAIS, GUARDA CERTAS ESPECIFICIDADES E TRAZ DESAFIOS E POSSIBILIDADES. A PARTIR DE UM BREVE\r\n ESTUDO TEÓRICO-DOCUMENTAL E À LUZ DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA DE CAPITAIS E DO INTERIOR, ESTE ESTUDO BUSCA JOGAR LUZ SOBRE ALGUMAS QUESTÕES QUE\r\n PERPASSAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NESSE MOMENTO DE CRISE SANITÁRIA. COMO FOI IMPLANTADO O ERE NAS\r\n ESCOLAS? QUAIS AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS? COMO SERÁ A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA? OS\r\n RESULTADOS REVELAM QUE A FORMAÇÃO DOCENTE, O ACESSO AOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO VIRTUAL,\r\n SOBRETUDO NAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO ADEQUADAS A ESSA\r\n NOVA REALIDADE AINDA SE CONSTITUEM DESAFIOS A SEREM VENCIDOS, PORÉM A OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO\r\n DE EDUCADORES, ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO TEM SIDO PRIVILEGIADA. ESPERA-SE QUE AS REFLEXÕES SUSCITADAS NESTE\r\n TRABALHO POSSAM CONTRIBUIR PARA O ESCLARECIMENTO DESSAS QUESTÕES TÃO ATUAIS E À EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE\r\n FORMA A AUFERIR MUDANÇAS NA UTILIZAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO TORNANDO O ENSINO HÍBRIDO UMA REALIDADE\r\n PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2376_28072021223259.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA SALOMÃO CHAGAS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA CHAGAS" "autor_email" => "carol_chagas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79937 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 638 "inscrito_id" => 2376 "titulo" => """ AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO\r\n NA EDUCAÇÃO: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS\r\n DE PANDEMIA """ "resumo" => """ DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, MILHÕES DE ESTUDANTES FICARAM SEM AULAS PRESENCIAIS NO BRASIL DESDE\r\n MARÇO DE 2020. OS GOVERNOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS PASSARAM A ADOTAR O ENSINO REMOTO\r\n EMERGENCIAL (ERE), QUE EMBORA TENHA SEMELHANÇAS COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), POR SER\r\n REALIZADA DE FORMA VIRTUAL, COM DISTANCIAMENTO FÍSICO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS E MEDIADOS PELAS\r\n TECNOLOGIAS DIGITAIS, GUARDA CERTAS ESPECIFICIDADES E TRAZ DESAFIOS E POSSIBILIDADES. A PARTIR DE UM BREVE\r\n ESTUDO TEÓRICO-DOCUMENTAL E À LUZ DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA DE CAPITAIS E DO INTERIOR, ESTE ESTUDO BUSCA JOGAR LUZ SOBRE ALGUMAS QUESTÕES QUE\r\n PERPASSAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR NESSE MOMENTO DE CRISE SANITÁRIA. COMO FOI IMPLANTADO O ERE NAS\r\n ESCOLAS? QUAIS AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS? COMO SERÁ A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA? OS\r\n RESULTADOS REVELAM QUE A FORMAÇÃO DOCENTE, O ACESSO AOS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA O ENSINO VIRTUAL,\r\n SOBRETUDO NAS CLASSES MENOS FAVORECIDAS, E A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DE ENSINO ADEQUADAS A ESSA\r\n NOVA REALIDADE AINDA SE CONSTITUEM DESAFIOS A SEREM VENCIDOS, PORÉM A OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO\r\n DE EDUCADORES, ESTUDANTES E SEUS RESPONSÁVEIS ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E\r\n COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO TEM SIDO PRIVILEGIADA. ESPERA-SE QUE AS REFLEXÕES SUSCITADAS NESTE\r\n TRABALHO POSSAM CONTRIBUIR PARA O ESCLARECIMENTO DESSAS QUESTÕES TÃO ATUAIS E À EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE\r\n FORMA A AUFERIR MUDANÇAS NA UTILIZAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO TORNANDO O ENSINO HÍBRIDO UMA REALIDADE\r\n PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2376_28072021223259.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINA SALOMÃO CHAGAS" "autor_nome_curto" => "CAROLINA CHAGAS" "autor_email" => "carol_chagas@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }