RESUMO
O ESTUDO CONCERNE EM REFLETIR O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO PROPOSTO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO FUNDAMENTAL E PRECISA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. TENDO COMO PÚBLICO ALVO ESTUDANTES DE TURMAS MULTISSERIADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE ESCOLAS CAMPESINAS. NA PERSPECTIVA DE CORRELACIONAR A INTERAÇÃO FAMILIAR COM UMA PROPOSTA CURRICULAR QUE VALORIZE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO ESTUDANTE. COMPREENDENDO QUE É NA FAMÍLIA QUE DEVE ACONTECER A APRENDIZAGEM DOS PRINCÍPIOS FICANDO A INCUMBÊNCIA DE ENSINAR OS VALORES ÉTICOS E MORAIS PARA A VIDA. ONDE FICA DE INCUMBÊNCIA DA ESCOLA A FUNÇÃO DE MEDIAR O CONHECIMENTO EMPÍRICO PERPASSANDO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO LONGO DE SEU PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM. TRATA-SE, DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO ANCORADA EM UM REFERENCIAL TEÓRICO QUE SUBSIDIAM O ESTUDO PROPOSTO, DISPONDO DE AUTORES COMO: BRASIL (2017); PICANÇO (2012); ARROYO (2016); DENTRE OUTROS. PARTINDO DA COMPREENSÃO ONDE CADA QUAL DESENVOLVE O SEU PAPEL RESPECTIVAMENTE FAMÍLIA E ESCOLA ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DIFERENCIADA E CONTEXTUALIZADA, ONDE EVIDENCIA-SE DE FATO UM ENSINO CONSISTENTE E SIGNIFICATIVO.