É CRESCENTE A NECESSIDADE DE REFLETIR E MUDAR ATITUDES PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA MUITOS DOS PROBLEMAS QUE SÃO ENFRENTADOS NO COTIDIANO ESCOLAR. PARA QUE ESSAS "MUDANÇAS DE ENSINO" OCORRAM, PODEMOS TENTAR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE AULAS DE CIÊNCIAS, QUE POR SUA VEZ LEVARÃO À (RE)ELABORAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO, INCLUINDO MUDANÇAS NAS FUNÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS, E ATÉ USAR NOVAS METODOLOGIAS QUE PERMITEM AOS ALUNOS CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO COM OS PROFESSORES QUE SERÃO OS MEDIADORES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS INVESTIGATIVAS POR MEIO DO TRABALHO DOCENTE E DISCENTE. FORAM FEITAS PESQUISAS DE CUNHO TEÓRICO E QUALITATIVO, NA QUAL, UTILIZOU-SE DE REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS. É COMPREENDIDO SER DE SUMA IMPORTÂNCIA CONSTRUIR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM SALA DE AULA PELOS DISCENTES TENDO COMO MEDIADOR OS DOCENTES, SENDO IMPRESCINDÍVEL, ADOTAR PRÁTICAS DE ENSINO QUE PRIORIZEM AULAS DE CIÊNCIAS MAIS INVESTIGATIVAS E REFLEXIVAS.