Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA A RIGOR DAS LEIS E NORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS PELO CURRÍCULO OFICIAL

Palavra-chaves: CURRÍCULO, DOCUMENTOS OFICIAIS, TEORIAS CURRICULARES, , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESSE TRABALHO PRETENDE ANALISAR COMO OS TIPOS DE CURRÍCULOS SE APRESENTAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT. AS TEORIAS AQUI TRATADAS SÃO: TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO, QUE SE PREOCUPA COM QUE O ALUNO APRENDA POR MEIO DE MEMORIZAÇÃO; TEORIA CRÍTICA, QUE TOMA A ESCOLA COMO UM AMBIENTE QUE DEVE FORMAR UM CIDADÃO PARA FORA DELA; PÓS-CRÍTICA, NA QUAL PREDOMINA A CULTURA PATRIARCAL, ONDE DESVALORIZA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL. QUANTO AOS TIPOS DE CURRÍCULO: CURRÍCULO FORMAL, QUE É COLOCADO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS; CURRÍCULO REAL, O QUE ESTÁ SENDO PRATICADO EM SALA DE AULA; CURRÍCULO OCULTO, FORMADO POR REGRAS QUE NÃO ESTÃO INSERIDAS NAS NORMAS POSTAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES; E HÁ AINDA A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA, QUE É A MANEIRA DE ENSINAR NÃO OFICIALIZADA PELO CURRÍCULO, DE MODO RESPONSÁVEL. SERÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA CITADA E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE MATEMÁTICA. ASSIM, OS DADOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS SERÃO CONFRONTADOS AOS COLETADOS NA ESCOLA. É ESPERADO NESTE TRABALHO, NÃO SÓ AVERIGUAR COMO VEM SENDO TRATADO O CURRÍCULO OFICIAL EM SALA DE AULA, MAS QUE OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO TOMEM CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DO CURRÍCULO E DA NECESSIDADE DE SE MOLDAR AS REGRAS CONTIDAS NELE, CASO AS QUE JÁ EXISTEM NÃO SUPRAM AS NECESSIDADES DO ENSINO. DIANTE DAS CONSTANTES MUDANÇAS NA APRENDIZAGEM, É RELEVANTE QUE TANTO ÓRGÃOS EDUCACIONAIS QUANTO OS PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM O ALUNO, ESTEJAM ASSOCIADOS PARA CRIAÇÃO E PRÁTICA DE NORMAS QUE REGEM A ATIVIDADE DOCENTE.

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