ESSE TRABALHO PRETENDE ANALISAR COMO OS TIPOS DE CURRÍCULOS SE APRESENTAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT. AS TEORIAS AQUI TRATADAS SÃO: TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO, QUE SE PREOCUPA COM QUE O ALUNO APRENDA POR MEIO DE MEMORIZAÇÃO; TEORIA CRÍTICA, QUE TOMA A ESCOLA COMO UM AMBIENTE QUE DEVE FORMAR UM CIDADÃO PARA FORA DELA; PÓS-CRÍTICA, NA QUAL PREDOMINA A CULTURA PATRIARCAL, ONDE DESVALORIZA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL. QUANTO AOS TIPOS DE CURRÍCULO: CURRÍCULO FORMAL, QUE É COLOCADO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS; CURRÍCULO REAL, O QUE ESTÁ SENDO PRATICADO EM SALA DE AULA; CURRÍCULO OCULTO, FORMADO POR REGRAS QUE NÃO ESTÃO INSERIDAS NAS NORMAS POSTAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES; E HÁ AINDA A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA, QUE É A MANEIRA DE ENSINAR NÃO OFICIALIZADA PELO CURRÍCULO, DE MODO RESPONSÁVEL. SERÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA CITADA E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE MATEMÁTICA. ASSIM, OS DADOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS SERÃO CONFRONTADOS AOS COLETADOS NA ESCOLA. É ESPERADO NESTE TRABALHO, NÃO SÓ AVERIGUAR COMO VEM SENDO TRATADO O CURRÍCULO OFICIAL EM SALA DE AULA, MAS QUE OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO TOMEM CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DO CURRÍCULO E DA NECESSIDADE DE SE MOLDAR AS REGRAS CONTIDAS NELE, CASO AS QUE JÁ EXISTEM NÃO SUPRAM AS NECESSIDADES DO ENSINO. DIANTE DAS CONSTANTES MUDANÇAS NA APRENDIZAGEM, É RELEVANTE QUE TANTO ÓRGÃOS EDUCACIONAIS QUANTO OS PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM O ALUNO, ESTEJAM ASSOCIADOS PARA CRIAÇÃO E PRÁTICA DE NORMAS QUE REGEM A ATIVIDADE DOCENTE.