ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA A RIGOR DAS LEIS E NORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS PELO CURRÍCULO OFICIAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81245 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2343 "inscrito_id" => 8695 "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA A RIGOR DAS LEIS E NORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS PELO CURRÍCULO OFICIAL" "resumo" => "ESSE TRABALHO PRETENDE ANALISAR COMO OS TIPOS DE CURRÍCULOS SE APRESENTAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT. AS TEORIAS AQUI TRATADAS SÃO: TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO, QUE SE PREOCUPA COM QUE O ALUNO APRENDA POR MEIO DE MEMORIZAÇÃO; TEORIA CRÍTICA, QUE TOMA A ESCOLA COMO UM AMBIENTE QUE DEVE FORMAR UM CIDADÃO PARA FORA DELA; PÓS-CRÍTICA, NA QUAL PREDOMINA A CULTURA PATRIARCAL, ONDE DESVALORIZA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL. QUANTO AOS TIPOS DE CURRÍCULO: CURRÍCULO FORMAL, QUE É COLOCADO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS; CURRÍCULO REAL, O QUE ESTÁ SENDO PRATICADO EM SALA DE AULA; CURRÍCULO OCULTO, FORMADO POR REGRAS QUE NÃO ESTÃO INSERIDAS NAS NORMAS POSTAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES; E HÁ AINDA A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA, QUE É A MANEIRA DE ENSINAR NÃO OFICIALIZADA PELO CURRÍCULO, DE MODO RESPONSÁVEL. SERÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA CITADA E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE MATEMÁTICA. ASSIM, OS DADOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS SERÃO CONFRONTADOS AOS COLETADOS NA ESCOLA. É ESPERADO NESTE TRABALHO, NÃO SÓ AVERIGUAR COMO VEM SENDO TRATADO O CURRÍCULO OFICIAL EM SALA DE AULA, MAS QUE OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO TOMEM CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DO CURRÍCULO E DA NECESSIDADE DE SE MOLDAR AS REGRAS CONTIDAS NELE, CASO AS QUE JÁ EXISTEM NÃO SUPRAM AS NECESSIDADES DO ENSINO. DIANTE DAS CONSTANTES MUDANÇAS NA APRENDIZAGEM, É RELEVANTE QUE TANTO ÓRGÃOS EDUCACIONAIS QUANTO OS PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM O ALUNO, ESTEJAM ASSOCIADOS PARA CRIAÇÃO E PRÁTICA DE NORMAS QUE REGEM A ATIVIDADE DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DOCUMENTOS OFICIAIS, TEORIAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID8695_30092021224846.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARIA PINHEIRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMARIA PINHEIRO FERREIRA" "autor_email" => "gilmariaferreira@acad.ifm" "autor_ies" => "INSTTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPOS ZÉ DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81245 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2343 "inscrito_id" => 8695 "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO DE MATEMÁTICA A RIGOR DAS LEIS E NORMAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS PELO CURRÍCULO OFICIAL" "resumo" => "ESSE TRABALHO PRETENDE ANALISAR COMO OS TIPOS DE CURRÍCULOS SE APRESENTAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL SANTOS DUMONT. AS TEORIAS AQUI TRATADAS SÃO: TEORIA TRADICIONAL DO CURRÍCULO, QUE SE PREOCUPA COM QUE O ALUNO APRENDA POR MEIO DE MEMORIZAÇÃO; TEORIA CRÍTICA, QUE TOMA A ESCOLA COMO UM AMBIENTE QUE DEVE FORMAR UM CIDADÃO PARA FORA DELA; PÓS-CRÍTICA, NA QUAL PREDOMINA A CULTURA PATRIARCAL, ONDE DESVALORIZA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL. QUANTO AOS TIPOS DE CURRÍCULO: CURRÍCULO FORMAL, QUE É COLOCADO PELAS AUTORIDADES EDUCACIONAIS; CURRÍCULO REAL, O QUE ESTÁ SENDO PRATICADO EM SALA DE AULA; CURRÍCULO OCULTO, FORMADO POR REGRAS QUE NÃO ESTÃO INSERIDAS NAS NORMAS POSTAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES; E HÁ AINDA A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA, QUE É A MANEIRA DE ENSINAR NÃO OFICIALIZADA PELO CURRÍCULO, DE MODO RESPONSÁVEL. SERÃO FEITAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM GESTORES E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA ESCOLA CITADA E OBSERVAÇÕES DAS AULAS DE MATEMÁTICA. ASSIM, OS DADOS ADQUIRIDOS DOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS SERÃO CONFRONTADOS AOS COLETADOS NA ESCOLA. É ESPERADO NESTE TRABALHO, NÃO SÓ AVERIGUAR COMO VEM SENDO TRATADO O CURRÍCULO OFICIAL EM SALA DE AULA, MAS QUE OS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO TOMEM CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DO CURRÍCULO E DA NECESSIDADE DE SE MOLDAR AS REGRAS CONTIDAS NELE, CASO AS QUE JÁ EXISTEM NÃO SUPRAM AS NECESSIDADES DO ENSINO. DIANTE DAS CONSTANTES MUDANÇAS NA APRENDIZAGEM, É RELEVANTE QUE TANTO ÓRGÃOS EDUCACIONAIS QUANTO OS PROFESSORES QUE TRABALHAM DIRETAMENTE COM O ALUNO, ESTEJAM ASSOCIADOS PARA CRIAÇÃO E PRÁTICA DE NORMAS QUE REGEM A ATIVIDADE DOCENTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DOCUMENTOS OFICIAIS, TEORIAS CURRICULARES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA113_ID8695_30092021224846.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARIA PINHEIRO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GILMARIA PINHEIRO FERREIRA" "autor_email" => "gilmariaferreira@acad.ifm" "autor_ies" => "INSTTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO-CAMPOS ZÉ DOCA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }