A NOVA CONJUNTURA EDUCACIONAL, DECORRENTE DO DISTANCIAMENTO SOCIAL CAUSADO PELO FECHAMENTO DE ESCOLAS EM TODOS OS PAÍSES, TEM IMPOSTO REPENSAR AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, EXIGINDO UM OLHAR ATENTO E DE ACOLHIMENTO AOS PROFESSORES. O APORTE TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICO ELENCADO NESSE ESTUDO VISA A FOMENTAR A REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE, POSTO QUE OS DOCENTES ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19.O OBJETIVO DESTA PESQUISA SE SITUA NA INVESTIGAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DA EAPE NA PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DF, NO PROCESSO DE CONTINUIDADE DAS AULAS DURANTE A PANDEMIA, COM BASE NA INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS (TDIS) E PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA CONDUÇÃO DE AULAS ONLINE NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. A EAPE FAVORECE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL, POIS CONTEMPLA PONTOS ESSENCIAIS PARA QUE OS DOCENTES POSSAM SUPERAR SUAS DIFICULDADES AO SEGUIR O MODELO DE ENSINO EMERGENCIAL REMOTO. EVIDENCIA-SE EM TODO O PROCESSO DE FORMAÇÃO DESENVOLVIDO PELA EAPE, A SOLICITUDE COM O ACOLHIMENTO, CUIDADO E PREOCUPAÇÃO EM PREPARAR OS PROFESSORES DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF NA CONSTRUÇÃO SATISFATÓRIA, DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DIFÍCEIS COMO NO CASO DA PANDEMIA DE COVID-1