ESTE ARTIGO FAZ PARTE DE UMA ATIVIDADE DE PESQUISA REALIZADA NO DECORRER DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA I NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TEVE O OBJETIVO DE ANALISAR COMO A CIDADE É ABORDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ELEITO FOI DO TIPO BIBLIOGRÁFICO EXPLORATÓRIO, POR MEIO DO QUAL FORAM ANALISADOS CINCO (5) LIVROS DIDÁTICOS. ALÉM DE RESSALTAR O POTENCIAL DO TEMA CIDADE PARA COMPREENSÃO DO ESPAÇO EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, ESTE TRABALHO APONTA A IMPORTÂNCIA DA APRECIAÇÃO DOS CONTEÚDOS CONTIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS, UMA VEZ QUE ESTE AINDA É UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS PELOS DOCENTES. RESSALTAMOS NESSA PESQUISA O LIVRO DIDÁTICO COMO MAIS UMA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO DOCENTE NA PROMOÇÃO DE MOMENTOS DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA E NÃO COMO INSTRUMENTO DETERMINANTE DESSES.