O PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM UM PROJETO DE LETRAMENTO A SER APLICADO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO SE SABE, OS PROJETOS DE LETRAMENTO NÃO POSSUEM COMO FIO CONDUTOR UM GÊNERO TEXTUAL OU CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESPECÍFICOS, MAS GUIAM-SE A PARTIR DE PRÁTICAS SOCIAIS REAIS E NÃO TÊM COMO FINALIDADE A APREENSÃO DE UM CONHECIMENTO DIDÁTICO ESPECÍFICO, MAS A MUDANÇA DE UMA REALIDADE. ASSIM SENDO, ESTE PROJETO DE LETRAMENTO VISA TRANSFORMAR UMA REALIDADE MUITO PRESENTE NO CONTEXTO ESCOLAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: A FALTA DE ACESSO ÀS AULAS ON-LINE POR PARTE DOS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA RESIDENTES EM COMUNIDADES DE PRECÁRIO ACESSO À REDE. A MOTIVAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DESSE PROJETO FOI A REALIDADE VIVIDA PELOS DISCENTES RESIDENTES NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE ALHANDRA, CIDADE QUE FICA A APROXIMADAMENTE 50 QUILÔMETROS DA CAPITAL JOÃO PESSOA. A CIDADE TEM APENAS 3 ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, AS QUAIS ATENDEM ALUNOS DA ZONA URBANA E DA ZONA RURAL. PARA ISSO, ESCOLHEMOS O GÊNERO PODCAST¸ POIS ACREDITAMOS NO POTENCIAL DE SUA ABRANGÊNCIA E FÁCIL ELABORAÇÃO. COMO APORTE TEÓRICO SOBRE LETRAMENTO, NOS REPORTAMOS A ESTUDOS DE SOARES E KLEIMAN. PARA NOS GUIAR EM RELAÇÃO AO GÊNERO PODCAST, RESPALDAR-NOS-EMOS NOS ESTUDOS DE BARBOSA (2020), CARVALHO (2009), MACHADO (2017), VANASSI (2007) E CATHARINA (2015), VISTO QUE ESSES DISCUTEM O USO DESSE RECENTE GÊNERO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM ÂMBITO ESCOLAR.