RESUMO
ESTE TRABALHO DE PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO PROBLEMATIZA O DESENHO CURRICULAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – ESO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ A FIM DE ANALISAR AS SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES. COM BASE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DELINEAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS: A) CONTEXTUALIZAR A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA LEGISLAÇÃO VIGENTE; B) APRESENTAR/DISCUTIR O DESENHO CURRICULAR DO ESO DE UMA IES PÚBLICA DO ESTADO DO PARÁ COM BASE EM DOCUMENTOS OFICIAIS; E, C) APONTAR, COM BASE NA LITERATURA ATUAL, AS POSSIBILIDADES DE UM DESENHO CURRICULAR DE ESO QUE CONTRIBUA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E PARA A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA. CONSTATAMOS QUE O DESENHO CURRICULAR DA IES NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO AS ESPECIFICIDADES DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E FORMULAMOS UM FORMATO DE ESO COM TRÊS REIVINDICAÇÕES/METAS: 1) CRIAÇÃO DE MECANISMOS QUE APROXIMEM OS PROFESSORES DAS ÁREAS ESPECÍFICAS DE CONHECIMENTO DE CADA LICENCIATURA E OS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E/OU DE PRÁTICA PEDAGÓGICA; 2) CRIAÇÃO DE ESPAÇOS/TEMPOS NOS HORÁRIOS SEMANAIS PARA QUE UMA PARTE DOS ESOS SEJA OFERTADA COM ENCONTROS ENTRE A TURMA (OU GRUPOS DE ALUNOS) E OS PROFESSORES; E, 3) INVESTIMENTO DA IES EM EVENTOS E PUBLICAÇÕES PARA SOCIALIZAR SABERES E PRÁTICAS ENTRE OS PROFESSORES, ALUNOS, COMUNIDADE E INSTITUIÇÕES NAS QUAIS OS ALUNOS REALIZAM OS ESOS, PROMOVENDO O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO.