A PESQUISA SE DIRECIONOU À ELABORAÇÃO DE PALAVRAS CRUZADAS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, DENTRO DE ATIVIDADES VOLTADAS À REVISÃO DO CONTEÚDO “FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS”. O SEU OBJETIVO PRINCIPAL FOI AVALIAR O PAPEL DE UMA ATIVIDADE ORIENTADA DE ELABORAÇÃO DESSAS PALAVRAS CRUZADAS TEMÁTICAS SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PERTENCENTES ÀS FUNÇÕES ÁLCOOL, ÉTER, ALDEÍDO, CETONA, ÁCIDO CARBOXÍLICO E ÉSTER. O REFERENCIAL UTILIZADO SE FUNDAMENTOU NO ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA DAS UNIDADES DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL, LOCALIZADA NO RECIFE, NA QUAL À PESQUISADORA ATUA COMO PROFESSORA DE QUÍMICA, HÁ MAIS DE 20 (VINTE) ANOS, O COLÉGIO MILITAR DE RECIFE (CMR), JUNTO A 4 (QUATRO) TURMAS DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. EM GRUPO, ELES ELABORARAM UM CONJUNTO DE 32 (TRINTA E DOIS) CRUZADAS, TOTALIZANDO 1280 (MIL DUZENTOS E OITENTA) ENIGMAS. FORAM ANALISADOS ASPECTOS RELACIONADOS À DIAGRAMAÇÃO E AO TRATAMENTO DO CONHECIMENTO QUÍMICO. OS DIAGRAMAS APRESENTARAM FORMATOS DIFERENTES, NOS QUAIS AS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E PEDAGÓGICAS UTILIZADAS PELOS ESTUDANTES PERMITIRAM A CONFECÇÃO DE DISTINTAS TRAMAS TEMÁTICAS ENVOLVENDO AS FUNÇÕES OXIGENADAS ÁLCOOL, ÉTER, ALDEÍDO, CETONA, ÁCIDO CARBOXÍLICO E ÉSTER. NESSE PROCESSO, HOUVE INTERAÇÕES ENTRE TRÊS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO QUÍMICO - CONCEITOS, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES – RELACIONADAS A A DIFERENTES COMPOSTOS ORGÂNICOS OXIGENADOS.